17.6 C
Distrito Federal
segunda-feira, junho 24, 2024

Saúde mental é tema de seminário nesta terça (28) no auditório

Nesta terça-feira (28), no auditório, a Câmara Legislativa do Distrito Federal promoverá seminário sobre saúde mental. O deputado Gabriel Magno (PT), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Atenção à Saúde Mental Antimanicomial e Integradora, vai mediar o evento, que terá transmissão ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube.

Após a solenidade de abertura, às 9h, acontecerá o lançamento do livro “Memórias da Esquizofrenia – Relatos sobre as loucuras cotidianas, a fé e os falsos normais que não nos definem”, de Samantha Larroyed. De 10h às 18h, expositores vão apresentar os temas do seminário, com debates abertos ao público. Não é necessário fazer inscrição para participar do evento.

Manhã

Pela manhã, haverá dois painéis. No primeiro, “Como implementar as residências terapêuticas no DF: exemplos a serem seguidos”, a coordenadora de saúde mental da Secretaria de Saúde de Barbacena (MG), Flávia Vasques, e a diretora da rede de saúde mental da Secretaria Municipal de Rio Verde (GO), Maria Amélia Moraes, vão expor experiências municipais.

O segundo painel, “A situação da implementação das residências terapêuticas no DF: a realidade do usuário de saúde mental”, será abordado pela diretora de serviços de saúde mental da Secretaria de Saúde do DF, Fernanda Falcomer, e por representantes do Fórum Revolucionário Antimanicomial do DF.

Tarde

Na programação vespertina, com início às 14h, a apresentação da “Linha do Tempo da Saúde Mental do DF” ficará a cargo de Fernanda Guerra, integrante da Comissão de Direitos Humanos e Saúde Mental do Conselho Regional de Psicologia.

O painel “Os desafios da desinstitucionalização na saúde mental, álcool e outras drogas – Dos novos-velhos manicômios ao cuidado em liberdade: encaminhamentos no DF da Resolução nº 487/2023 do CNJ” será explanado por Nilsoni de Freitas Custódio, coordenadora do grupo de trabalho interinstitucional que trata da implementação, no âmbito do DF, da política antimanicomial do poder judiciário.

Já as “Ações realizadas pela Secretaria de Saúde do DF: Olhar do usuário e trabalhador na luta” será o tema da Diretora de Serviços de Saúde Mental da SES, Fernanda Falcomer, e de representantes do Fórum Revolucionário Antimanicomial do DF.

Após os encaminhamentos do seminário, o deputado Gabriel Magno, em sessão solene em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, entregará moções de louvor da Câmara Legislativa a cidadãos que se destacaram pelos serviços prestados à população do DF.

 

*Fonte: Agência Senado

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias