26.6 C
Distrito Federal
quinta-feira, maio 30, 2024

Primeira missão espacial dos EUA na Lua em 50 anos corre risco de fracassar

A primeira missão espacial dos Estados Unidos (EUA) na Lua em 50 anos corre risco de fracassar.

Leia mais: “EUA lançam foguete para missão na Lua; veja”

A sonda Peregrine, da empresa norte-americana Astrobotic, relatou problemas em seus sistemas de propulsão, horas depois de iniciar a jornada, que também seria a primeira exploração comercial do local, conforme relatou o jornal Valor.

Os problemas foram informados minutos depois de a nave conseguir estabelecer contato com o controle terrestre. Havia dificuldades de redirecionar seus painéis solares para o Sol.

A Astrobotic, horas depois da primeira falha, confirmou que a aeronave teve alguns problemas no sistema de propulsão. Eles podem afetar o cumprimento da missão de pousar na Lua.

Isto porque, mesmo com os defeitos das placas solares tendo sido resolvidos, a Astrobic ressaltou que a sonda perdeu muito combustível no processo.

Leia mais: “Nasa contrata empresas para enviar cargas à Lua”

Em nota, a empresa disse estar tentando estabilizar as perdas, mas que “dada a situação, nós estamos priorizando o máximo de dados que pudermos obter”.

Estudo da superfície lunar

Nasa
Iniciativa da Nasa integra um novo projeto de parcerias público-privadas

A Agência Espacial Americana (Nasa, na sigla em inglês), havia comprado espaço para colocação de cinco equipamentos na sonda.

A Astrobotic é a primeira de três empresas dos EUA a enviar uma sonda à Lua neste ano. A iniciativa integra um novo projeto de parcerias público-privadas com a Nasa.

+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste

O objetivo é auxiliar no estudo da superfície lunar para decidir se serão enviados astronautas para a Lua ainda nesta década.

Outros 15 contratantes têm equipamentos na aeronave, incluindo o México e empresas de robótica.

Fonte: R7 – Tecnologia

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias