27.6 C
Distrito Federal
quarta-feira, abril 17, 2024

Nas alturas: TAP transportou 15,9 milhões de pessoas em 2023

Atualizada em:

A companhia aérea TAP Air Portugal teve um crescimento de 15,2% no número de passageiros transportados em 2023. Os 15,9 milhões de viajantes marcam uma retomada positiva nas viagens da empresa

Em um ano marcado pela consolidação da retomada das viagens, a TAP Air Portugal celebrou o transporte de 15,9 milhões de passageiros ao longo do último ano. Segundo comunicado da empresa, durante os 12 meses de 2023, foi registrado um aumento de 15,2% em relação ao ano anterior. 

Os dados ainda mostram um ressurgimento positivo das operações da companhia, especialmente nas viagens do Brasil para a Europa, onde mais de 1,92 milhões de turistas foram transportados. O aumento no número de voos nesses trechos representou um crescimento de 20,3% em comparação com o ano anterior (2022).

Neste último ano, o Load Factor – indicador que mensura a real ocupação dos voos -, atinge 80,8%. O montante superou em 0,7 pontos percentuais na comparação com o período pré-pandemia de 2019. Esse resultado destaca a recuperação da TAP no cenário das viagens aéreas, que segue em pleno crescimento.

Mais de 80 voos semanais do Brasil para a Europa são ofertados pela TAP Air Portugal
Atualmente a TAP opera mais de 80 voos semanais no Brasil, conectando 11 capitais a destinos europeus. Foto: Dominik Kuhn / Unsplash

Voos da TAP Air – Portugal x Brasil

A TAP Air Portugal está presente no Brasil conectando diferentes cidades em viagens internacionais. A aérea voa diretamente partindo de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife e Salvador, com destino a Lisboa. Além disso, ainda mantém operação que conecta a cidade do Porto a São Paulo e ao Rio de Janeiro. Ao todo, 11 cidades brasileiras em 13 rotas, de Lisboa e Porto são operadas pela companhia.

Em 2023 TAP superou volume de passageiros do Brasil à Europa.
Número de passageiros transportados pela TAP Air Portugal superou ano anterior. Foto: Claudio Schwarz / Unsplash

TAP quer ampliar frequência de voos semanais

As rotas de viagens aéreas entre Brasil, Estados Unidos, Açores e Madeira, mostram-se como propulsores estratégicos para a companhia, também superando os números de passageiros registrados em 2019. Em conjunto com essa expansão, a TAP anunciou que irá aumentar o número de frequências semanais já pensando na temporada de verão de 2024, passando de 80 para 91 voos por semana.

O resultado promissor também se estende às viagens para os Estados Unidos e Canadá, onde a TAP transportou 1,46 milhões de passageiros, representando um aumento significativo de 18,4% em relação a 2022 e impressionantes 39,5% em comparação com 2019. 

Os voos para as regiões autônomas dos Açores e Madeira também registraram um aumento importante. Nesses trechos, a TAP transportou 1,5 milhões de passageiros no último ano, evidenciando um crescimento de 13,2% em relação a 2022 e 5,7% em comparação com 2019. Um motivo de comemoração para todo o setor de viagens, que foi severamente afetado durante o período de isolamento social.

Viagens do Brasil para a Europa com a TAP.
TAP vai aumentar a frequência de voos entre Brasil e Europa. Foto: TAP Air | Reprodução

Apesar desses avanços otimistas, a companhia aérea informa que, em termos totais, ainda não atingiu os níveis de tráfego registrados em 2019. Mesmo com o aumento das viagens de 2023, a companhia ainda permanece com 7% abaixo do número total de passageiros transportados no ano antes da pandemia. 

Os números também são acentuados por uma operação mais enxuta, com menos aeronaves e slots reduzidos no aeroporto de Lisboa, conforme estipulado pelo Plano de Reestruturação da Comissão Europeia, que seguirá vigente até 2025.

Investindo no mercado brasileiro, atualmente a TAP opera mais de 80 voos semanais no Brasil, conectando 11 capitais nacionais a destinos europeus. Em um comunicado recente, a companhia afirma ter planos de expansão para 2024, elevando o número de voos para 91 por semana, reforçando seu empenho como a principal companhia aérea internacional a ligar o Brasil à Europa.

Em nota compartilhada para os profissionais da imprensa de viagens, a  TAP Air Portugal, cita o reconhecimento do World Travel Awards, que destacou a empresa como a Companhia Aérea líder da Europa para América do Sul pelos últimos 10 anos consecutivos.

TAP Air Portugal - Viagens de Avião para a Europa
TAP Air Portugal – Empresa referência nas viagens do Brasil para a Europa. Foto: Fabian Joy / Unsplash

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.

Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Fonte: R7 – Viagens

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias