20.6 C
Distrito Federal
sábado, abril 13, 2024

Fatores que levaram vitória de centro-direita em eleições de Portugal preocupam democracia – Notícias

A vitória do centro-direita nas eleições parlamentares em Portugal é uma resposta direta ao descontentamento da população ao Partido Socialista, que está em poder há oito anos. Com o resultado deste domingo (10), a Aliança Democrática ocupa 79 cadeiras na Assembleia da República.

Professor de política internacional da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Paulo Velasco destaca as políticas de migração entre as principais. Portugal recebeu mais de um milhão de imigrantes nos últimos anos, do qual sua grande maioria é do Brasil.

Dificuldade da juventude portuguesa em se inserir no mercado de trabalho e os escândalos de corrupção também são apontados como possíveis motivos da derrota socialista.

Contudo, nada comparado à ascensão da extrema-direita no país, algo incomum nas últimas décadas. São todos fatores que preocupam a estabilidade institucional e o bom funcionamento da democracia, segundo o especialista.

O resultado não foge do comportamento de vizinhos europeus, que focam em ideias eurocêntricas e são contra a entrada de imigrantes ao país.

Fonte: R7 – Internacional

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias