25.6 C
Distrito Federal
quarta-feira, junho 19, 2024

Evolução tornará cães e gatos muito parecidos em 10 mil anos, segundo IA

Você já se perguntou como seriam os seus animais de estimação daqui a 10 mil anos? A Basepaws, pioneira em análise genética animal, utilizou inteligência artificial (IA) para criar uma visão interessante de como cães e gatos podem evoluir em resposta às possíveis mudanças climáticas.

IA imagina pets adaptados ao clima

Veja também

A empresa gerou dois conjuntos de imagens, cada um representando uma visão única do futuro.

No primeiro cenário, a IA previu animais com pouco pelo, indicando uma adaptação ao aquecimento global. Pelos mais leves e finos seriam uma resposta às temperaturas mais altas projetadas.

Assim serão os pets em um futuro escaldante, segundo IA – Imagem: Basepaws/Reprodução

No primeiro exemplo, os animais ainda iriam ter menos massa corporal e os pelos seriam mais finos, tudo isso para reduzir a quantidade de energia que seria gasta.

No segundo conjunto, a IA retratou animais com pelos grossos e cheios, levando à possibilidade de uma nova era do gelo. Adaptações para enfrentar temperaturas mais baixas seriam óbvias nesses animais.

Além disso, os cães e gatos estão enormes, mais corpulentos, com pelos mais grossos e mais gordura para conservar calor em ambientes mais frios.

Caso haja uma nova era do gelo, assim serão os pets, segundo IA – Imagem: Basepaws/Reprodução

A IA não se limitou à estética e imaginou os animais do futuro, levando em conta as condições climáticas e as disponibilidades de água e comida.

O papel da Basepaws e da IA na previsão evolutiva

A capacidade de simular cenários futuros mostra o papel importante que a tecnologia pode desempenhar para entender as possíveis trajetórias evolutivas.

Para quem pensou que a inteligência artificial era limitada, errou. Pois a tecnologia é capaz de ser integrada em diversas áreas e campos de estudos.

Ainda que especulações, tais representações nos fazem entender melhor a relação entre os animais de estimação e um ambiente em constante transformação.

Não sabemos se veremos esses pets do ano 12.024, mas o projeto da Basepaws nos dá uma visão apaixonante de um possível futuro para nossos bichinhos.

Fonte: R7 – Tecnologia

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias