Defensoria ingressa com Ação Civil Pública contra Porto Alegre e mais três Municípios para garantir passe livre nos ônibus durante os dias de eleições
Brasil ocupa 54ª posição em ranking de inovação
Campanha de vacinação contra a pólio termina hoje
TSE desmente fake news
Transparência Eleitoral Brasil faz credenciamento para coletiva de imprensa

Banco do Nordeste troca presidente após pressão do PL

Partido comandado por Costa Neto vai indicar o substituto de Rolim

Partido comandado por Costa Neto vai indicar o substituto de Rolim BBC BRASIL

O Conselho de Administração do Banco do Nordeste decidiu exonerar o presidente da instituição, Romildo Rolim, nesta quinta-feira (30). A decisão acontece dias após o presidente do PL, o ex-deputado federal Valdemar Costa Neto, pedir a destituição de Rolim diante da revelação de que a instituição financeira mantém um contrato de R$ 600 milhões com uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) desde 2003.

Rolim estava à frente do banco desde 2018 e, no ano passado, teve a sua recondução para a presidência da instituição apoiada por Costa Neto. O político se irritou com as informações sobre a parceria entre o banco e a organização depois de receber um vídeo do presidente Jair Bolsonaro informando que a Oscip em questão é liderada por uma pessoa filiada ao PT.

Costa Neto, então, exigiu o afastamento de Rolim. A pressão surtiu efeito e o Conselho de Administração do Banco do Nordeste nomeou Anderson Aorivan da Cunha Possa como presidente interino.

Em um comunicado emitido nesta quinta, o banco apresentou o currículo do presidente interino, que é funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal e estava à frente da diretoria de negócios do BNB desde 3 de agosto de 2020. Ele acumulará as duas funções até que um novo presidente seja nomeado. Costa Neto deve indicar para o posto o engenheiro Ricardo Pinto Pinheiro.  

 

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.