20.6 C
Distrito Federal
sábado, abril 13, 2024

TBC faz programa especial dos 80 anos do Goianão

Campeonato estadual de futebol que começou em 1944 ganha série documental que contará sua história de oito décadas em cinco episódios

Na reta final do campeonato goiano deste ano, o telespectador da TV Brasil Central vai conhecer a fundo a história da disputa, que está completando 80 anos neste 2024. O programa especial de cinco episódios estreia na telinha da TBC nesta segunda-feira (25), na semana que antecede o primeiro jogo da grande final.

As semifinais do campeonato começaram no último fim de semana entre Aparecidense e Vila Nova e Goiânia x Atlético. Essa disputa se encerrará nos dias 25 e 27, quando serão conhecidos os finalistas que duelarão pela conquista do campeonato entre o fim do mês e a primeira semana de abril. Segundo o presidente da Agência Brasil Central (ABC), Reginaldo Júnior, a ideia do especial nasceu com o sucesso das transmissões dos jogos do Goianão, que está no segundo ano.

“Vimos que a TBC trouxe um grande presente para o público goiano, transmitindo ao vivo os jogos de um esporte que é paixão nacional e nossa também aqui em Goiás. Contar essa história bem contada, com a criatividade e a competência que temos na agência é a cereja do bolo. Esse especial vai entrar para a história também, assim como é histórico o nosso futebol goiano”, disse Júnior.

De acordo com Mazé Alves, coordenadora do Núcleo de Informação, Cultura e Entretenimento da ABC, o documentário especial sobre o campeonato goiano reforça a longa trajetória da agência em retratar a cultura do estado. “Nós trabalhamos em prol da memória cultural do estado e o esporte é um elemento apaixonante dessa cultura”, disse fazendo referência à expertise do programa TBC Memória na feitura do especial.

É que a pesquisa e elaboração do especial “Goianão 80 Anos” coube ao núcleo que faz o TBC Memória, programa da TV Brasil Central que retrata fatos e personagens marcantes de Goiás. O jornalista Enzo de Lisita diz que o especial destaca a evolução cronológica do campeonato, iniciado no fim de 1944 com a participação de apenas cinco times: os quatro da capital (Goiás, Vila Nova, Atlético e Goiânia) mais o extinto Campinas, do bairro goianiense de mesmo nome. Este primeiro campeonato foi vencido pelo Atlético, que bateu na final o Goiânia pelo placar de 4 a 2. Curiosamente, os dois fazem uma das semifinais deste ano.

Em linguagem de documentário, cada episódio que varia de 18 a 22 minutos se vale de muita pesquisa histórica e depoimentos de ex-jogadores, torcedores, historiadores e jornalistas esportivos. Tem desde figuras folclóricas com a torcedora Nega Brechó do Vila Nova a historiadores conhecidos na cidade como o professor Horieste Gomes, assumido torcedor atleticano para quem já dedicou livros. Entram ainda na seleção de depoimentos os de cronistas esportivos da casa, como Evandro Gomes e Rupert Nickerson, entre outros.

Depois da estreia, nesta segunda-feira (25) em dois horários (às 14h e 19h10), o especial “Goianão 80 Anos” será reprisado na semana entre as duas finais do campeonato deste ano. O documentário conta com a produção de Fausto Borges, apresentação e roteiro de Enzo de Lisita, pesquisa de Givaldo Corcínio e finalização de Célio Silveira, nomes que dividem a direção do projeto.

 

*Fonte: Divulgação

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias