21.6 C
Distrito Federal
quinta-feira, fevereiro 22, 2024

Entenda por que o verão está com temperaturas mais amenas

Depois de ondas de calor na primavera, o verão no Brasil começa com temperaturas mais amenas. A queda da temperatura é resultado de altos índices de chuvas e umidade elevada do ar, características típicas da época do ano.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a primeira quinzena de janeiro será marcada por bastante umidade e registro de chuva em quase todo o Nordeste. A região deve ter pancadas de chuvas acompanhadas por rajadas de vento.

As pancadas de chuvas são resultado de sistemas meteorológicos típicos do verão, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a formação de uma provável Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), segundo o jornal O Globo.

Pancadas de chuvas devem atingir Centro-Oeste, Sudeste e Sul

verão temperaturas 2
Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste terão chuvas em janeiro | Foto: Flickr/Jean Marconi

Os fenômenos também devem alcançar todo o Centro-Oeste, o Sudeste e o Sul, com maior intensidade em Minas Gerais e no Espírito Santo, que estão sob alerta de chuvas intensas do Inmet.

Grande parte do Sul passa por mudanças de temperatura por causa das fortes chuvas. A instabilidade vai se concentrar principalmente no leste de Santa Catarina, a partir do mar.

+ Leia mais sobre o Brasil em Oeste

“O calor e a umidade são um padrão bem típico do verão”, disse Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, ao jornal. “A Zona de Convergência do Atlântico Sul favorece chuvas de três a quatro dias, podendo até atuar um pouco mais. E são justamente essas chuvas, fracas, moderadas, em alguns momentos fortes acompanhadas de trovoadas e rajadas, que deixam as temperaturas um pouco mais amenas.”

Até 15 de janeiro, um canal de umidade provocado pela Zona de Convergência do Atlântico Sul poderá se formar entre o norte da Região Sudeste e o centro-sul da Bahia, além dos Estados do Maranhão e do Piauí.Isso pode gerar volumes expressivos de chuva, com acumulados que devem variar entre 150 e 250 milímetros.

Fonte: R7 – Brasil

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias