19.6 C
Distrito Federal
sábado, fevereiro 24, 2024

Prefeitura de Curitiba: com disputa ampla, Luciano Ducci lidera numericamente em todos os cenários

O deputado federal Luciano Ducci (PSB-PR) lidera numericamente a disputa pela prefeitura de Curitiba nas eleições de 2024, de acordo com levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas neste mês de dezembro. Ducci, que já comandou a prefeitura da capital paranaense, é o primeiro colocado em todos os cenários apresentados na pesquisa estimulada.

Luciano Ducci

O deputado confirma, assim, liderança que já havia sido apontada em levantamento realizado em outubro pelo mesmo instituto.

Nos diferentes cenários, Ducci aparece na primeira colocação, oscilando entre 16% e 27% das intenções de voto no primeiro turno. Na segunda colocação, nos diferentes cenários, aparecem o deputado estadual Ney Leprevost (União) e o deputado Federal Beto Richa (PSDB), ex-governador do Paraná. Em terceiro lugar está Eduardo Pimentel (PSD), vice-prefeito de Curitiba.

Como o atual prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), exerce seu segundo mandato, a cidade necessariamente verá uma troca no comando do município. Greca e o governador Ratinho Junior (PSD) tentam emplacar o nome do vice-prefeito Eduardo Pimentel, neto do ex-governador Paulo Pimentel. Mesmo com declarações de apoio dos atuais mandatários e destaque nas propagandas partidárias, Pimentel não decolou nas pesquisas. Ele oscila entre o 3º e o 5º lugar nas intenções de voto.

Além do levantamento do Paraná Pesquisas, a liderança de Ducci é confirmada também pelo agregador da Ipespe Analítica. No dados divulgados recentemente pela CNN, Luciano Ducci aparece à frente de Rosângela Moro, Eduardo Pimentel e Paulo Martins.

Perfil técnico

O levantamento do Paraná Pesquisas revela o sucesso entre o eleitor curitibano de prefeitos de perfil técnico-gerencial, com origem dos quadros da própria prefeitura.

A gestão de Rafael Greca, atual prefeito, conta com a aprovação de 73% dos curitibanos, segundo os dados da pesquisa. Greca é servidor aposentado do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), órgão criado pelo ex-prefeito Jaime Lerner, também servidor, e de onde saiu também o ex-prefeito Cássio Taniguchi.

O deputado federal Luciano Ducci, que lidera a pesquisa de intenção de votos para as eleições de 2024, tem o mesmo perfil. Médico, ele é servidor de carreira da Secretaria Municipal de Saúde, onde atuou como médico pediatra em unidades de saúde e exerceu cargos de gestão técnica.

Cenário Nacional

A liderança de Ducci em Curitiba é um desafio ao governador do Paraná, Ratinho Jr. Com pretensão de disputar a Presidência da República, ele enfrenta dificuldades justamente em seu quintal político.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias