21.6 C
Distrito Federal
sábado, março 2, 2024

Pesquisa mostra desaprovação recorde do papa Francisco nos EUA

Uma pesquisa do instituto Gallup feita entre 1º e 20 de dezembro nos Estados Unidos mostra que o papa Francisco nunca teve uma desaprovação tão alta entre os norte-americanos, católicos ou não.

+ Leia as últimas notícias de Mundo no site da Revista Oeste.

A sondagem mostrou que 30% dos norte-americanos têm uma avaliação negativa do papa, ainda que a maioria — 58% — seja favorável ao chefe da Igreja Católica. Entre os católicos do país a reprovação chega a 17%, embora a aprovação seja de 77% no grupo. Os porcentuais de desaprovação são os maiores em dez anos, desde que Francisco se tornou papa.

+ Conservadores miram legado de Bento 16 e desafiam Vaticano

A pesquisa também mostra que o porcentual de aprovação é maior entre as pessoas que se dizem “progressistas” do que entre os conservadores.

Segundo o instituto, o anúncio do Vaticano, em 18 de dezembro, de que os padres podem abençoar indivíduos em uniões “irregulares”, incluindo casais do mesmo sexo, não teve um impacto significativo nos resultados da pesquisa cujas entrevistas tinham começado havia mais de duas semanas.

Demissão de bispo nos EUA pode ter contribuído para aumento da desaprovação do papa Francisco

Papa Francisco
Papa Francisco | Foto: Reprodução/ Redes sociais

Entretanto, pode ter pesado na resposta dos norte-americanos a decisão do papa de destituir o bispo Joseph Strickland, de Tyler, Texas, um crítico contundente que acusou o pontífice de “minar o depósito de fé” na Igreja.

Em 2013, no primeiro ano do papado, Francisco tinha aprovação de 58% entre os norte-americanos e de 80% entre os católicos do país em 2013. Um ano depois, esses números passaram para 76% de aprovação no primeiro grupo e de 89% no segundo. Agora, porém, a aprovação diminuiu e a reprovação aumentou.

+ Papa libera pessoas trans para serem batizadas e apadrinhar casamentos

O levantamento do Gallup mostra, ainda, que os católicos que se consideram politicamente progressistas são mais favoráveis ao papa — 70% aprovam Francisco. Entre os conservadores, apenas 42% afirmam aprová-lo. Entre os moderados, seu índice de aprovação é de 66%.

Fonte: R7 – Internacional

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias