Drenar-GDF-300x250-GIF
Programa oferece até R$ 21 mil de crédito para empreendedores negros
Governo lança programa para reduzir filas no sistema de saúde
UNE quer construir agenda com reivindicações ao governo federal
Anvisa fará webinar sobre novas regras de reprodução humana assistida
Mercado financeiro eleva projeção da inflação de 5,74% para 5,78%

No Pará, MPF atua para evitar danos a sítio arqueológico

O Ministério Público Federal recomendou à Secretaria de Transportes do Pará e à construtora contratada para execução do serviço a paralisação imediata das obras de asfaltamento de um trecho na rodovia estadual entre os municípios paraenses de Óbidos e Oriximiná.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a movimentação do maquinário pesado está provocando danos a um sítio arqueológico localizado na área denominada Sítio Cipoal. Para que o Iphan autorize a continuidade das obras, o instituto precisa analisar o projeto de avaliação do impacto ao patrimônio arqueológico, além de outros documentos.

Na recomendação, o MPF também orienta que a Secretaria de Transportes e a Construtora Capitólio adotem as medidas necessárias para realização de uma pesquisa de salvamento arqueológico do Sítio Cipoal ou acatem as recomendações que o Iphan indicar. Caso as recomendações não sejam seguidas sem justificativa, o Ministério Público Federal poderá adotar medidas judiciais cabíveis.  

O Sítio Cipoal do Araticum, na região de Trombetas, no Pará, possui um potencial de grande diversidade de material arqueológico cerâmico e lítico, que são rochas e minerais. A região também é uma grande fonte de estudo da ocupação pré-histórica da região Amazônica.

Solicitamos informações da Secretaria Estadual de Transportes do Pará sobre a paralisação das obras recomendada pelo Ministério Público Federal, mas não tivemos resposta.

Meio Ambiente São Luís – MA 24/01/2023 – 16:43 Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde Madson Euler – Repórter da Rádio Nacional MPF Sítio Cipoal Sítio Arqueológico terça-feira, 24 Janeiro, 2023 – 16:43 1:41
Fonte: Agencia Brasil

Compartilhe este conteúdo!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *