Em tempo de festas juninas, campanha alerta sobre risco de queimaduras
Desenrola beneficiará famílias com dívidas de até R$ 5 mil
Maio tem menor número de homicídios em 24 anos
Brasileiros esperam quase 20 meses para obter visto dos EUA
Após túnel, Corredor Eixo Oeste segue com obras na Epig e Hélio Prates

Lira propõe mudança em cálculo do ICMS para média de 24 meses

Preços de combustíveis em posto na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro

Preços de combustíveis em posto na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro REUTERS/Ricardo Moraes-24/09/2021

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que oposição e situação chegaram a acordos para o projeto de lei que faz mudanças para reduzir os valores do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dos combustíveis. Apesar de ainda não estar concluída, a proposta traria um um cálculo que leva em conta a média de preço dos últimos dois anos.

“Você faz uma média dos últimos 24 meses e tira um preço. O que você entende por preço médio? Pega do 1 ao 24, soma tudo e divide por 24. Pronto. E esse valor você multiplica pelo imposto do estado”, detalhou Lira.

A proposta, no entanto, ainda não está finalizada. “Não liberei nem o texto ainda. Vamos conversar com o relator, conversei com a situação, conversei com a oposição, fizemos uns acordos de procedimentos”, disse.

Essa média teria validade anual, ou seja, seria revista de ano em ano. O presidente da Câmara vem realizando reuniões e trabalhos desde a última semana para buscar alternativas para o alto preço dos combustíveis.

Lira também havia pensado na possibilidade da criação de um fundo de estabilização para amortecer variações abruptas do preço dos combustíveis.

 

Compartilhe este conteúdo!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *