19.6 C
Distrito Federal
domingo, março 3, 2024

É revelada origem de enigmático som vindo dos oceanos

Os oceanos são ecossistemas bastante inexplorados pelos seres humanos, e estima-se que conheçamos mais sobre a Lua do que sobre tais ambientes. Por isso, não é de se estranhar que ainda haja muitos mistérios sob profundezas marinhas.

Um dos mais icônicos refere-se a um som vindo de águas distantes, captado no ano de 1997 por um grupo de cientistas. O barulho não era parecido com nada já captado antes e permaneceu como uma grande incógnita.

Veja também

Ruído nos oceanos finalmente tem sua causa descoberta

Som misterioso vindo das profundezas marinhas – Vídeo: YouTube/Reprodução

Desde que a notícia do misterioso som foi divulgada pela imprensa, surgiram diversas teorias sobre do que poderia vir tal ruído.

Algumas delas realmente possuíam fundamentação científica, enquanto outras não passavam de pura fantasia e conspiracionismo.

Inclusive, houve até um grande número de pessoas que alegavam que os pesquisadores haviam captado sons do sono de Cthulhu, uma divindade monstruosa criada pelo escritor de fantasia e horror H.P. Lovecraft, que se dizia estar adormecido nos oceanos junto de sua cidade misteriosa.

Já o público mais realista acreditava que se tratavam de ruídos oriundos de exercícios militares ou motores de grandes embarcações, ou até alguma criatura marinha não descoberta pela ciência. Mas, para uma frequência viajar tão longe, ela teria de ser bastante alta, o que descartaria uma origem animal.

Lembrando que o som foi detectado por dois conjuntos de hidrofones, em um alcance de no mínimo cinco mil quilômetros, conforme informações veiculadas pela ScienceAlert.

Assim, após tantas especulações, finalmente o mistério chegou ao fim, pois as causas do evento foram desvendadas.

A Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) utilizou a localização dos aparelhos citados antes para realizar a restrição da área do ruído, assim descobriu que ele veio de alguma localidade na costa sul do Chile, banhada pelas águas do oceano Pacífico.

Ao longo do tempo, os acadêmicos instalaram mais hidrofones, com isso chegaram cada vez mais próximos da Antártida e, em seguida, mais perto da origem do barulho.

Por fim, em 2005, foi constatado que se tratava apenas de um enorme iceberg rachando de uma geleira, ou seja, nada de monstros, deuses adormecidos ou guerras secretas.

Fonte: R7 – Tecnologia

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias