O primeiro grande perfil de fofocas que promoveu conteúdo difamatório contra Jéssica Vitória Canedo tornou sua conta de Instagram privada neste início de 2024. Trata-se do Garoto do Blog, página com 1,3 milhão de seguidores.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Com o perfil “fechado”, como se fala na internet, pessoas que não seguem o @garotxdoblog não podem mais visualizar os conteúdos postados. Consequentemente, o recurso de comentários só fica disponível para os seguidores. Dessa forma, o perfil de fofocas evita receber críticas do público em geral.
Há três semanas, o Garoto do Blog afirmou, com base em montagens fraudulentas, que Jéssica, então uma jovem garota sem fama do interior de Minas Gerais, estaria trocando mensagens românticas com o humorista Whindersson Nunes. Os dois negaram ter qualquer tipo de relacionamento — chegaram a afirmar, aliás, que nem se conheciam.
O perfil ainda não se desculpou por ter difamado a jovem, que sofria de depressão e cometeu suicídio no último dia 22. Em vez disso, continuou publicando conteúdos de fofocas na sua rede.
A página Garoto do Blog pertence ao mato-grossense Gabriel Dias. Atualmente com 24 anos, ele criou a página em 2019. O nome da conta foi inspirado na série de TV norte-americana Gossip Girl (“Garota da Fofoca”, em tradução livre, mas que recebeu o nome Garota do Blog na versão brasileira).
Dias se diz orgulhoso do sucesso de sua página. O perfil passou a ter êxito quando o casal de atores José Loreto e Débora Nascimento se separou. O Garoto do Blog começou a viralizar a partir da separação dos artistas.
“Foi uma fonte anônima com alguns prints e conversas”, disse Dias ao site MídiaNews, indicando que, já em 2020, não se dedicava a apurar antes de publicar. “Fui soltando aos poucos e isso foi viralizando e não achava que ia ser desse jeito, mas deu certo e continuei.”
Leia também: “Reportagem de Oeste embasa documentário sobre a Mynd8”
A Mynd8, agência de marketing de influência ao qual os perfis Garoto do Blog e Alfinetadas dos Famosos — que também difamou a jovem — mantinham parcerias, apagou do seu site oficial a colaboração com os perfis de fofoca. A omissão da relação com as páginas ocorreu na véspera do Natal de 2023, ou seja, dois dias depois da morte de Jéssica.
Fora as duas páginas que eram parceiras da Mynd8, Jéssica também foi vítima do Choquei, perfil cujo o dono, Raphael Sousa, chegou a ironizar o desabafo dela diante da propagação do conteúdo falso.
Leia mais: