21.6 C
Distrito Federal
sábado, abril 20, 2024

Doação de sangue 2024. Todo doador é sangue bom.

Governos federal e do DF assinam nesta quinta-feira protocolo de segurança para ato do 8 de Janeiro – Notícias

O Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Governo do Distrito Federal assinam, nesta quinta-feira (4), às 10h, o protocolo de segurança para o ato em defesa da democracia marcado para a próxima segunda-feira, 8 de janeiro, dia em que a depredação e invasão às sedes dos Três Poderes completarão um ano. Segundo a pasta, o documento define o planejamento e as prioridades de atuação de cada órgão na data.

A cerimônia de assinatura será no Palácio do Buriti, sede do Governo do DF, quando o ministério entregará R$ 3,6 milhões em 20 viaturas, armamentos, drones, cartuchos e demais equipamentos para a segurança pública do DF.

A ação para a data é feita pelo ministério em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do DF, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Força Nacional e as seguranças da Câmara dos Deputados, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

Na última semana, o secretário-executivo do ministério, Ricardo Cappelli, havia anunciado a conclusão do plano. Em coletiva após o encontro das autoridades, Cappelli declarou que o governo monitora manifestações contrárias ao ato.

“Até agora, tudo bem, não há nenhum sinal de nada fora do normal. […] O Brasil é um país livre e democrático, manifestações democráticas são sempre bem-vindas e são absolutamente naturais. O que temos monitorado são ameaças e ataques às instituições democráticas, mas, até o momento, não há nada que preocupe”, afirmou.

Por enquanto, não há previsão de interrupção total do trânsito na Esplanada dos Ministérios. O ato em memória do 8 de Janeiro deve ser realizado no Salão Negro do Senado. “O fechamento [de vias] será a partir da Avenida Presidente José Sarney [via de ligação entre os dois sentidos do Eixo Monumental próxima ao Congresso Nacional, que antecede a alameda das Bandeiras]. Não está no horizonte o fechamento da Esplanada”, acrescentou o secretário-executivo.

Ainda segundo Cappelli, as estradas que levam ao DF serão fiscalizadas. “A PRF está também de prontidão, em sintonia com a ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres], e vai daqui até o dia 8 monitorar qualquer movimentação atípica relacionada a atos que ameacem os Poderes”, completou.

O secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública do DF, Alexandre Rabelo Patury, não detalhou a quantidade de policiais que vão atuar no evento, mas garantiu que o número será suficiente. “Estaremos com força máxima, linhas de contenção da PMDF [Polícia Militar do Distrito Federal], inteligência envolvendo todas as polícias, com o GSI, a Polícia Legislativa e as polícias do Senado e do STF. [Haverá] inteligência full time [o tempo inteiro] presencial e também aqui na sala de integração. O número será suficiente e não teremos problemas. Estaremos todos a postos e à disposição”, afirmou.

Fonte: R7 – Brasil

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias