19.6 C
Distrito Federal
segunda-feira, abril 15, 2024

Senadores pedem suspensão de 180 dias do reajuste de passagens de ônibus entre DF e Entorno – Notícias

Os senadores Jorge Kajuru (PSB-DF) e Leila Barros (PDT-DF) pediram à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) a suspensão por 180 dias do reajuste de 8,56% nas passagens de ônibus entre o DF e o Entorno anunciado nesta sexta-feira (23). Prazo se refere ao período que o GT (Grupo de Trabalho) instituído pelo Ministério dos Transportes para propor ações de gestão no transporte coletivo deve funcionar. A mudança passa a valer a partir da meia-noite do próximo domingo (25).

A agência informou que a política tarifária do transporte interestadual permite um reajuste anual dos valores das passagens e os recursos serão destinados a cobrir principalmente gastos operacionais. De acordo com a ANTT, não houve atualização de valores em 2021 e 2022, quando o serviço estava sob comando do governo do Distrito Federal. Isso dificultou a operação das empresas.

Os senadores acreditam que a medida vai prejudicar “consideravelmente” a população que já enfrenta desafios de mobilidade. Eles argumentam que a suspensão vai proporcionar um tempo adequado para a análise das propostas e revisão das políticas de transporte atuais.

Segundo a assessoria, os senadores “destacam a importância de considerar a situação econômica da população antes de implementar reajustes significativos, especialmente enquanto o grupo de trabalho busca soluções mais sustentáveis e eficazes para o transporte coletivo entre o Distrito Federal e as cidades do Entorno”.

O GT foi instituído na sexta-feira passada (16) e conta com representantes do governo federal e dos governos locais. A equipe deve entregar um relatório com sugestões e pontos de revisão em até seis meses. Prazo pode ser prorrogado por até três meses.

Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF, cerca de 400 linhas atendem 175 mil passageiros que precisam fazer o caminho entre as duas regiões. Em agosto de 2023, a ANTT (Agência de Transportes Terrestres) anunciou reajuste de 15% nos valores das passagens de ônibus que fazem o trajeto. O aumento foi o segundo no ano, já que a tarifa havia sido reajustada também em março.

Fonte: R7 – Brasília

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias