22.6 C
Distrito Federal
terça-feira, julho 16, 2024

Rússia inclui a figura da oposição Gari Kasparov na lista de “terroristas e extremistas”

publicidade

A Rússia incluiu o ex-campeão mundial de xadrez exilado nos Estados Unidos Gari Kasparov, muito crítico do presidente Vladimir Putin, na sua lista de pessoas declaradas “terroristas e extremistas”, segundo uma nota do serviço de vigilância financeira russo consultada pela AFP nesta quarta-feira (6).

Nascido em 1963 no Azerbaijão, então parte da União Soviética, Gari Kasparov foi um dos maiores jogadores de xadrez da história, antes de se tornar um feroz adversário de Putin.

Em 2013, temendo ser processado, deixou a Rússia e agora vive nos Estados Unidos, de onde continua denunciando o governo russo e a sua campanha militar na Ucrânia. Em 2022, Gari Kasparov foi designado “agente estrangeiro” na Rússia, rótulo usado contra opositores massivos, geralmente jornalistas e ativistas, que são submetidos a procedimentos administrativos tediosos na Rússia.


A maioria dos outros opositores proeminentes da Rússia está presa.Gari Kasparov é famoso por seu longo duelo na década de 1980 contra outra lenda do xadrez soviético, Anatoly Karpov. Karpov, por outro lado, foi eleito deputado pelo partido do presidente russo, a quem apoia publicamente.

Fonte: R7 – Cidades

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias