20.6 C
Distrito Federal
sábado, abril 13, 2024

Revolução robótica: novo design de cobra traz flexibilidade surpreendente

Robôs inspirados em cobras atingiram um novo patamar com cientistas da Universidade de Lancaster, Instituto de Tecnologia de Pequim e Universidade de Tecnologia do Norte da China. Eles foram projetados com um design inovador para obter mais flexibilidade.

Robôs-cobras ganham movimento melhor articulado com novo design

Veja também

Enquanto modelos anteriores enfrentavam desafios de rigidez, a nova abordagem, chamada de ‘macro-micro’, promete revolucionar a mobilidade de tais máquinas.

Aplicado a um braço robótico com uma estrutura esquelética semelhante à das cobras, o design ‘macro-micro’ possibilita uma articulação superior, com movimentação precisa em espaços confinados.

Design pode trazer movimentos mais articulados para os robôs – Imagem: Shutterstock/Gerada por inteligência artificial/Reprodução

Tal estrutura não apenas controla a rigidez do robô, mas também oferece a capacidade de estimar e corrigir possíveis erros, o que torna os movimentos mais exatos.

Em testes iniciais, a notável melhoria foi evidenciada com um aumento de 183,4% na capacidade de ajustar a tensão dos cabos responsáveis pelos movimentos do braço robótico.

Esse avanço representa um salto significativo em termos de precisão, velocidade e controle dos robôs-cobras.

Braço robótico de cobra – Imagem: Internet/Reprodução

O emprego prática dessa inovação é vasto. A estrutura ‘macro-micro’ promete capacitar os robôs a imitarem de forma mais precisa os movimentos naturais dos animais. Isso viabiliza o acesso a ambientes desafiadores e perigosos, inexplorados pelos corpos humanos.

Possíveis cenários de uso incluem operações de busca e salvamento, monitoramento de ambientes subterrâneos instáveis e intervenções em situações críticas, em que a presença humana é difícil.

Essa revolução no design de robôs-cobras representa um avanço significativo na exploração de locais remotos e inóspitos.

A fusão entre biomimética e tecnologia concede novas perspectivas para a robótica, assim promove aplicações práticas em diversas áreas.

A inovação no design não apenas consegue transformar a eficiência dessas máquinas, mas também abrir novos horizontes na exploração de ambientes desafiadores.

Com a capacidade aprimorada de imitar os movimentos naturais das cobras, tais robôs têm o potencial de se tornar ferramentas indispensáveis em missões de resgate, monitoramento ambiental e intervenções em locais inacessíveis aos humanos.

Fonte: R7 – Tecnologia

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias