15.6 C
Distrito Federal
quarta-feira, maio 29, 2024

Prejuízo! Estes 4 filmes FRACASSARAM em 2023

O que determina o sucesso de um filme? Será a excelência técnica ou os ganhos bilionários globais?

Alguns argumentam que a qualidade técnica é a chave, mas em um cenário em que o cinema se torna uma mercadoria, a arrecadação bilionária muitas vezes dita as regras.

Veja também

Em Hollywood, o modus operandi é claro: as produtoras despejam somas astronômicas em projetos cinematográficos, na esperança de que, ao lançá-los, os ganhos se acumulem até atingir a marca dos bilhões.

Esse retorno financeiro não apenas quita os custos da produção, mas adiciona alguns milhões aos cofres da empresa. É evidente que, para justificar esse investimento maciço, o projeto precisa ter apelo junto ao público.

Por essa razão, os filmes com orçamentos mais robustos geralmente são adaptações live-action de histórias já consagradas ou sequências de grandes franquias.

Em 2023, a dinâmica não mudou muito: certamente houve vários sucessos, mas os tropeços também marcaram presença.

A seguir, destacamos as principais decepções nas bilheterias do ano. Algumas delas podem até surpreender!

Imagem: Reprodução

1. ‘Mansão Mal-Assombrada’

Com um elenco estrelado, incluindo Rosario Dawson e um investimento de 150 milhões de dólares, a Disney esperava um rápido retorno financeiro de ‘Mansão Mal-Assombrada’. No entanto, a receita global foi de apenas 117 milhões, mal cobrindo os custos de produção.

Vários fatores contribuíram para o fracasso, incluindo o desinteresse do público e problemas na estratégia de marketing, agravados pela controvérsia da greve de atores e roteiristas em Hollywood na época.

2. ‘Indiana Jones e o Chamado do Destino’

O inesperado aconteceu: o último capítulo da amada saga de Indiana Jones entrou para a lista de fracassos de 2023.

A colaboração entre Lucasfilm e Disney, que investiu 300 milhões de dólares para trazer de volta Harrison Ford, Phoebe Waller-Bridge e Antonio Banderas, não impressionou.

Apesar das lágrimas de Ford em Cannes, o filme rendeu 384 milhões, gerando um prejuízo de 100 milhões para a Disney, considerando os custos de marketing.

3. ‘Missão: Impossível – Acerto De Contas Parte 1’

Em 1996, os filmes de ação e espionagem estavam em alta, mas hoje a saturação desses gêneros torna difícil inovar.

Após inúmeros lançamentos com tramas similares, a audiência parece cansada. O lançamento de mais um Missão Impossível prova isso.

A produção, que recebeu cerca de 300 milhões de dólares, gerou apenas 570 milhões em receitas, resultando em um prejuízo adicional de 100 milhões para os estúdios, que agora enfrentam a dificuldade de alcançar o ponto de equilíbrio financeiro.

4. ‘Shazam! Fúria dos Deuses’

Com um custo de produção de 125 milhões de dólares e uma bilheteria mundial de apenas 134 milhões, Shazam! causou um prejuízo de quase 150 milhões para a Warner Bros. Studios.

Isso destaca o crescente desinteresse pelo gênero de super-heróis, evidenciado pela falta de interesse na trama repetitiva de salvar o universo que persiste há quase 12 anos.

Fonte: R7 – Cinema

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias