24.6 C
Distrito Federal
sábado, abril 20, 2024

Doação de sangue 2024. Todo doador é sangue bom.

Prefeito anuncia recuperação de todas as nascentes da serra de Macaé

“O processo da recuperação de todas as nascentes da serra de Macaé já está tramitando e ainda neste ano começamos com o reflorestamento nessas áreas”, acrescentou o secretário de Governo, Juninho Luna, enaltecendo a data. “É necessário fazer essa reflexão diária, cuidar do nosso mundo, espaço que nossa geração e futuras precisam”, exaltou.

Welberth pontuou que é importante levar a consciência ecológica. “Percebemos a transformação que acontece nesta Lagoa através do esporte, o Inea é um grande parceiro, estamos fazendo um corredor ecológico em 32 hectares integrando as áreas do Parque Municipal Atalaia e a Reserva Biológica União (ReBio), para que animais possam transitar entre os dois parques em total segurança”, destacou o prefeito, citando a parceria com o vice-governador do Rio, Thiago Pampolha, nas ações ambientais.

A desapropriação de área dentro do Parque Atalaia também foi assegurada pelo prefeito. “Estamos colocando recursos no verde, reflorestando, salvando mata ciliar, estamos desapropriando outra parte grande do Parque Atalaia, para que possamos preservar de forma permanente”, constatou.

O superintendente do Inea, Ronaldo Paes Leme, assinalou a importância de ações de reflorestamento feitas em parceria que ampliam a área verde em Macaé. “Investir em água é fundamental”, definiu.

Romulo Campos participa de roda de conversa sobre Lagoa

Neste primeiro dia do evento, o Conexões Verdes promoveu roda de conversa sobre a Lagoa de Imboassica com as participações do jornalista e fotógrafo Romulo Campos; do biólogo, Doutorando PPG-CiAC UFRJ/NUPEM, Guilherme Sardenberg e do Professor e Doutor da UFRJ/Nupem, Rodrigo Lemes.

A Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade lançou no primeiro dia de evento a Trilha Urbana Lagoa de Imboassica. “Tivemos o sax na Lagoa e estamos explicando sobre o projeto da secretaria de coleta de abelhas e marimbondos”, esmiuçou a secretária de Ambiente, Isaura Sales.

“Alunos de 12 escolas participam até terça-feira do Encontro. Conceitos como repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar são passados para os alunos dentro de sala de aula e também em atividades fora da sala de aula, como aqui no Vivências Ambientais”, observou a secretária de Educação, Leandra Lopes.

Aula de ciências na Lagoa de Imboassica

A programação da Secretaria de Educação inclui exposição dos projetos “De canoa, na Lagoa”, que leva as crianças para uma aula de ciências na Lagoa de Imboassica com direito a passeio de canoa; contação de histórias; exposição Pássaros do Brasil e de plantas medicinais. Davi Carvalho, de 13 anos, aluno do Ciep 455 Maringá, disse que gostou bastante da programação. “Agora pretendo ir à aula de Ciências na Lagoa e andar de canoa”, prospectou.

A parceira da Educação, Ecologika, que ministra palestra nas escolas sobre “Educação Ambiental e o descarte de resíduos eletroeletrônicos”, mostra a importância da redução do aterro por meio da coleta seletiva de resíduos e do beneficiamento de materiais como o isopor e eletrônicos que posteriormente são descaracterizados.

Já a Macaense Ambiental lançou coletores de tampinhas, com galões reutilizados que serão distribuídos nas escolas.

A Defesa Civil apresenta o projeto de estação meteorológica, que envia informações em tempo real sobre o volume de chuvas que cai numa determinada região ou nível e dos rios. “Temos o protótipo e explicamos para as crianças todos os detalhes”, comentou o secretário de Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florêncio.

O estande do Inea e o projeto Informa da Secretaria de Esportes – com avaliação física – também marcam presença no evento, além do SOS Pecado, a Petrobras e o Marlim Azul.

Agentes de Combate a Endemias da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (CEVAS) da Secretaria de Saúde fazem, por meio do projeto itinerante, palestra no evento sobre a prevenção de acidentes por animais peçonhentos. Os especialistas mostram aranhas e escorpiões, promovem jogos educativos e oficinas de pintura.

Fonte: RJNEWS – Meio ambiente

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias