19.6 C
Distrito Federal
segunda-feira, abril 15, 2024

Pela 3ª vez, Moraes nega pedido de Bolsonaro para adiar depoimento à PF, que ocorrerá nesta quinta – Notícias

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes negou nesta quarta-feira (21), pela terceira vez, o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para não depor à Polícia Federal sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado. O depoimento está marcado para esta quinta (22), às 14h30.

Em sua decisão, Moraes disse que as situações fática e jurídica não foram alteradas, permanecendo a obrigatoriedade de comparecimento do investigado perante a Polícia Federal. “Mantenho a decisão nos termos já reiterados em duas decisões anteriores”, escreveu.

O primeiro pedido negado ocorreu nessa segunda (19), quando a defesa de Bolsonaro solicitou o adiamento da data, mas Moraes não acatou a solicitação. O ministro explicou que a equipe jurídica do ex-presidente já teve acesso completo ao material das investigações.

Já a segunda rejeição ocorreu nessa terça (20), quando a defesa do ex-presidente requereu que ele não prestasse depoimento à Polícia Federal sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado, e Moraes, outra vez, rejeitou o pedido.

Entenda

A operação Tempus Veritatis, deflagrada em 8 de fevereiro, tem como alvos ex-ministros e ex-assessores do ex-presidente Jair Bolsonaro, investigados por suposta tentativa de golpe de Estado e invalidação das eleições de 2022, vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Originada de inquéritos em curso no STF, principalmente, o das milícias digitais, a investigação sugere que os investigados formavam seis núcleos que atuavam de forma coordenada para promover um golpe e impedir a posse do presidente Lula.

Uma parte relevante da investigação está relacionada a uma reunião ministerial realizada em 15 de julho de 2022. Na ocasião, Bolsonaro teria afirmado aos ministros que não poderiam aguardar o resultado das eleições para agir. Os advogados do ex-presidente negam qualquer intenção de golpe.

Fonte: R7 – Brasília

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias