19.6 C
Distrito Federal
domingo, março 3, 2024

Museu em memória do 8/1 será construído em Brasília, com investimentos de R$ 40 milhões

Em memória dos atos extremistas do 8 de Janeiro de 2023, o governo federal vai construir o Museu da Democracia, na Esplanada dos Ministérios, área central de Brasília. De acordo com o Ministério da Cultura, em nota divulgada nesta sexta-feira (5), a expectativa é que o empreendimento comece a ser erguido até 2025. Serão investidos R$ 40 milhões na obra por meio do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).

O museu será construído no Setor Cultural Norte, na área atrás do Teatro Nacional Cláudio Santoro. A ocupação do local estava prevista no plano inicial da capital federal, mas nunca saiu do papel, como mostrou o R7 no aniversário de 63 de Brasília, no ano passado. O concurso nacional para escolha do projeto arquitetônico deve ser lançado em breve pela pasta federal e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Leia mais: Circo e Jardim Botânico no Eixo Monumental: confira planos para Brasília que não saíram do papel

À época, o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento do DF, Luiz Eduardo Sarmento, afirmou à reportagem que “o Setor Cultural da República na parte norte deveria ter equipamentos culturais”. Segundo o Ministério da Cultura, o terreno já foi disponibilizado.

“Há o Teatro Nacional e aquele grande terreno vazio. Essa parte cultural da cidade nunca foi consolidada, o que a deixa capenga. O Setor de Autarquias Norte é outro vazio no centro da cidade. É tudo muito aquém do que deveria ser. Não temos um museu com acervo permanente”, exemplificou o arquiteto.

Na próxima segunda-feira (8), dia em que a invasão e depredação às sedes dos Três Poderes completam um ano, será lançado um repositório virtual, com catálogo de memória e coleções sobre “a democracia contemporânea do país”. A plataforma estará disponível em democracia.museus.gov.br.

Fonte: R7 – Brasília

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias