22.6 C
Distrito Federal
sexta-feira, julho 12, 2024

Mari Santilli e Luis Carlos triunfam na Copa Brasil de Brasília

Mari Santilli vibra com vitória na Copa Brasil de paracanoagem

(Foto: Caio Poltronieri/OTD)

Brasília – Cinco finais abriram a I Etapa da Copa Brasil de paracanoagem, no Parque Deck Norte, em Brasília, neste sábado (02). A competição serve como seletiva para o Mundial da modalidade, que ocorrerá em maio, na Hungria. Os destaques do primeiro dia ficaram com Mari Santilli e Luis Carlos Cardoso, medalhistas mundiais, que confirmaram seus favoritismos e conquistaram medalhas de ouro.

Atual vice-campeão paralímpico e bronze mundial, Luis Carlos Cardoso triunfou na disputa do KL1 200m. Ele marcou o tempo de 50s18, ficando a frente de Luciano Lima, prata com 52s49, e de Anderson Benatti, bronze com 56s53. Com a vitória, Luis encaminhou sua classificação para os Jogos Paralímpicos de Paris-2024. O Brasil tem uma vaga nesta prova, obtida pelo próprio atleta, através do último Mundial.

Já Mari Santilli venceu o KL3 200m após uma chegada apertada. Ela dominou toda a prova, mas viu Aline Furtado Oliveira crescer no fim. Mari foi primeira com 55s29, apenas três décimos a frente de Aline, que levou a prata. Mikaella Gomes foi bronze, com 1min02s70. Mari foi ao pódio nos últimos dois Mundiais, com bronzes no VL3 200m, cuja final da Copa Brasil de Brasília acontecerá neste domingo (03).

Entre as outras finais femininas do dia, Débora Raiza Benevides venceu o VL2 200m, com 1min06s35, e também encaminhou sua vaga paralímpica. Enquanto isso, Leonice Friedrich venceu o KL2 200m, com 56s73. Por fim, na única final com prova que não integra o programa paralímpico da paracanoagem no dia, Carlos Glenndel foi o campeão do VL1 200m, marcando 1min10s74.

Outras provas

Além das finais, também houve as eliminatórias de algumas provas neste sábado. Fernando Rufino sobrou em sua série no KL2 200m e venceu com 43s17, quase nove segundos a frente do segundo colocado. Assim, se classificou para a final, que acontecerá neste domingo. O Caubói de Aço também estará na decisão do VL2 200m, prova na qual ele é o atual campeão paralímpico e mundial.

Outro medalhista paralímpico que confirmou seu passaporte para a final foi Giovane Vieira de Paula. Prata em Tóquio-2020, ele venceu sua bateria eliminatória no VL3 200m, com 52s89, e assim deu um passo importante rumo ao Mundial, que servirá de classificatório para Paris-2024. As finais da I Etapa da Copa Brasil de paracanoagem começarão às 09h (horário de Brasília) deste domingo.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Fonte: R7 – Esportes

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias