25.6 C
Distrito Federal
quinta-feira, maio 30, 2024

Mais de 800 pacientes com dengue foram atendidos em novas tendas 24 horas no DF

No Distrito Federal, três novas tendas de acolhimento a pacientes com dengue foram inauguradas esta semana pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e já prestaram serviços a mais de 800 pessoas. Estas estruturas, situadas no Guará, Gama e Paranoá, operam 24 horas por dia com funcionalidades semelhantes às de hospitais de campanha. A primeira a abrir foi a do Guará, na quinta-feira (11), seguida pela do Gama na sexta-feira (12). A tenda de Paranoá começou a funcionar neste sábado (13).

Além das três unidades já operacionais, estão previstas mais oito novas tendas com horário de atendimento das 7h às 19h. A primeira delas será inaugurada em Planaltina, ao lado do estacionamento do Hospital Regional da cidade, estrategicamente localizada próxima a unidades de saúde maiores para facilitar transferências rápidas. Desde a última quinta-feira, pelo menos sete pacientes necessitaram de encaminhamento para tratamentos mais intensivos.

Lucilene Florêncio, secretária de Saúde, destacou que as tendas visam reduzir o tempo de espera e expandir o acesso aos serviços de saúde, oferecendo diagnóstico e tratamento rápidos, incluindo hidratação e, se necessário, transferência para outras instalações.

Tendas de acolhimento são bem equipadas

O governo do DF tem dado prioridade ao combate à dengue, apesar de uma esperada melhora na situação, segundo Leão, um funcionário do governo. Ele frisou que o alto número de casos ainda é motivo de preocupação e que estão sendo tomadas todas as medidas possíveis para enfrentar o desafio, como a implementação de equipes médicas e estruturas adicionais.

Relatos de pacientes como Vanessa Silva Madureira, de 31 anos, moradora do Paranoá Parque, e Sâmia Braga da Silva, de 25 anos, mãe de Gabriel Braga, que testou positivo para dengue, confirmam a eficácia e a rapidez do atendimento nas novas tendas, proporcionando alívio significativo por estarem localizadas convenientemente próximas às suas residências.

Desde o início do ano, o GDF já estabeleceu tendas de acolhimento em nove administrações regionais, todas operando das 7h às 19h, equipadas com polos de hidratação e outros cuidados essenciais. Com as novas e futuras instalações, o total de estruturas de assistência à dengue no DF chegará a 20.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias