15.6 C
Distrito Federal
quarta-feira, maio 29, 2024

Governador do Distrito Federal elogia escolha de Lewandowski para novo Ministro da Justiça

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, elogiou a escolha de Ricardo Lewandowski para novo ministro da Justiça. Nas redes sociais, ele escreveu que o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal tem “grandes desafios pela frente”, mas é um “homem preparado para a tarefa”. 

“Seu perfil agregador é o que o Brasil precisa neste momento para enfrentar questões que afetam a vida do cidadão no curto prazo e da sociedade como um todo. No STF, [Lewandowski] pautou suas decisões com rigidez do bom direito, com decisões técnicas exemplares”, disse o governador.

No texto, Ibaneis também desejou sorte ao novo ministro da Justiça e disse ter “a certeza de que ele fará o melhor pelo país”.

Perfil do novo ministro

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski vai assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (11). Ao longo dos 17 anos em que ficou na Corte, o magistrado foi relator de diversas ações importantes.

Leia mais: Substituto de Dino, Lewandowski presidiu impeachment em 2016 e analisou nepotismo; veja perfil

Uma das decisões foi a concessão de habeas corpus coletivo em favor de todas as mulheres presas gestantes, puérperas (no período pós-parto) e mães de crianças de até 12 anos ou responsáveis pelos cuidados de pessoas com deficiência.

O ministro também foi relator do processo que proibiu o nepotismo no serviço público e do julgamento relativo às cotas raciais nas universidades federais.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

Outras autoridades

Outras autoridades elogiaram a indicação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de Lewandowski.  Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, também usou as redes sociais para elogiar Lewandowski. “Magistrado exemplar, brilhante jurista, professor respeitado e, acima de tudo, uma pessoa com espírito público incomparável e preparada para esse novo desafio. Desejo muito sucesso”, escreveu.

Parabenizações também partiram da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). “Sua destacada atuação como magistrado, sua reputação ilibada e notório saber jurídico preenchem plenamente os requisitos necessários para o desempenho da função”, disse a AMB.

Fonte: R7 – Brasília

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias