24.6 C
Distrito Federal
quinta-feira, junho 13, 2024

EUA e Reino Unido voltam a atacar Houthi no Iêmen

Os Estados Unidos e o Reino Unido voltaram a atacar instalações do grupo terrorista Houthi em Sanaa, capital do Iêmen, nesta sexta-feira, 12. A informação é do canal Al-Masirah e também divulgada pela emissora norte-americana CNN.

Desde o 19 de novembro, os houthis atacam comerciais que passam pelo Mar Vermelho em protesto contra as ofensivas de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza.

Novo ataque dos EUA e Reino Unido contra o Houthi

Segundo dois funcionários do governo dos EUA, o ataque desta sexta-feira, 12, tinha como alvo um radar utilizado pelo grupo terrorista para atingir embarcações no Mar Vermelho.

Este é o segundo dia seguido que as forças norte-americanas e britânica bombardeiam a região.

+ Leia as últimas notícias sobre Mundo no site de Oeste

O presidente dos EUA, Joe Biden, parabenizou as forças do país pelo primeiro ataque e afirmou que “não hesitará” em “ordenar outras medidas” militares se necessário.

ataque EUA Reino Unido houthis Iemen
Segundo dois funcionários do governo dos EUA, o ataque tinha como alvo um radar utilizado pelo grupo para atingir embarcações no Mar Vermelho | Foto: Reprodução

Os houthis prometeram continuar as ofensivas até que Israel interrompa o conflito em Gaza e avisaram que atacariam navios de guerra dos EUA se o grupo fosse alvo.

+ Veja: EUA e Reino Unido atacam grupo Houthi no Iêmen

Os ataques dos terroristas têm causado danos ao comércio internacional na principal rota entre a Europa e a Ásia, que representa cerca de 15% do tráfego marítimo mundial.

Diversas companhias de transporte marítimo suspenderam operações, optando pelo trajeto mais longo em torno da África.

Retaliação

Como resposta à primeira ofensiva dos EUA e do Reino Unido, nesta sexta-feira, os houthis voltaram a lançar mísseis balísticos contra navios cargueiros no Mar Vermelho.

O ataque foi confirmado pelo diretor do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, tenente-general Douglas Sims. O bombardeio atingiu um navio petroleiro perto da costa do Iêmen.

Financiados pelo Irã, os houthis controlam quase toda a parte ocidental do Iêmen.

+ Leia também: Grupo terrorista Houthi chama EUA e Reino Unido de ‘bárbaros’ e promete se vingar de ataque no Mar Vermelho

Fonte: R7 – Internacional

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias