21.6 C
Distrito Federal
quinta-feira, junho 13, 2024

Especialista de Harvard em psicologia desvenda os segredos que impedem o sucesso

Em um mundo repleto de aspirações e sonhos, há uma quantidade considerável de pessoas estagnadas, imersas no medo de avançar em direção aos desafios necessários para alcançar seus objetivos reais.

Profissionais da psicologia dedicam seus estudos a entender o principal obstáculo que impede muitas pessoas de atingirem o sucesso profissional almejado.

Veja também

Qual seria o principal impedimento do sucesso?

O principal impedimento para alcançar o sucesso é a evitação psicológica – Imagem: Freepik/Reprodução

O medo, em tempos remotos, tinha o propósito de nos proteger contra predadores e ameaças capazes de impedir a sobrevivência humana.

Embora as situações de risco tenham mudado, a aversão às adversidades e a resistência a sair da zona de conforto continuam enraizadas nos seres humanos.

Enfrentar o desconhecido, ser desafiado, e sair da zona de conforto são ações que vão contra a inclinação natural dos humanos.

Conforme a renomada médica brasileira Luana Marques, professora associada de psiquiatria em Harvard, os indivíduos frequentemente cultivam a crença de que as dificuldades são insuperáveis, e que eles permanecerão estáticos na sua situação atual.

Esse padrão comportamental é identificado como evitação psicológica, em que a busca por alívio emocional imediato prevalece sobre ações que gerariam benefícios a longo prazo.

Sinais de que você pode apresentar isso

A evitação psicológica se manifesta em três indícios claros. O primeiro é a fuga diante de situações ameaçadoras, uma tentativa de escapar do desconforto imediato.

Superar esse pensamento envolve questionar a si mesmo e buscar conselhos de amigos sobre como enfrentar o medo, gradualmente quebrando esse ciclo de evitação, além de procurar um profissional.

O segundo sintoma é a estagnação, uma paralisação diante de situações desconfortáveis. É crucial se convencer de que tudo ficará bem e o evento atual é temporário, não importa qual seja.

O terceiro sintoma é a reação impulsiva, uma luta desesperada para provar que o próprio ponto de vista é o mais correto.

Nesse caso, um tratamento psicológico pode ser fortemente recomendado, fornecendo ferramentas para aceitar a situação e tratá-la de maneira construtiva.

Enfrentar o medo, sair da zona de conforto e lidar com os empecilhos que a vida profissional impõe são passos fundamentais para alcançar o sucesso. Superar a evitação psicológica é o primeiro deles rumo a uma vida mais plena e realizada.

Fonte: R7 – Tecnologia

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias