24.6 C
Distrito Federal
sábado, abril 20, 2024

Doação de sangue 2024. Todo doador é sangue bom.

Energia elétrica segue com bandeira verde em 2024?

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou a manutenção da bandeira verde para o mês de dezembro, trazendo alívio para os consumidores que não terão custos adicionais em suas contas de luz durante esse período. Contudo, a boa notícia pode ser ofuscada pelo cenário previsto para 2024, quando uma considerável elevação no valor da energia elétrica é esperada.

Segundo projeções da Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia (Abrace), o reajuste médio estimado para o próximo ano é de 6,58% em todo o país. Entretanto, questões jurídicas podem impulsionar esse aumento para 10,41%, impactando significativamente o bolso dos brasileiros.

Entenda os reajustes tarifários

É importante destacar que os ajustes tarifários variam entre as diferentes concessionárias de energia elétrica. No atual contexto, as discussões sobre reajustes atingiram até mesmo patamares alarmantes, com um estado brasileiro considerando um aumento de 44%, o que resultaria na tarifa mais elevada do país.

O anúncio da bandeira verde para dezembro foi recebido positivamente pelos consumidores, especialmente em um momento em que o consumo de energia elétrica aumentou devido à onda de calor. Em março deste ano, a Aneel projetava a manutenção da bandeira verde até 2024, considerando reservatórios favoráveis e chuvas consistentes.

Contudo, as circunstâncias parecem ter mudado ao final de 2023. Apesar de muitos reservatórios ainda estarem em níveis satisfatórios, diversas regiões enfrentam a estiagem, levantando preocupações sobre a continuidade da bandeira verde no próximo ano. O cenário incerto destaca a importância de estar atento às possíveis mudanças no setor elétrico e de se preparar para os desafios que podem surgir em 2024.

Fonte: R7 – Economia

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias