20.6 C
Distrito Federal
sábado, abril 13, 2024

Deixar o celular carregando a noite toda estraga a bateria? Saiba a verdade

Assim como escovar os dentes e tomar banho, hábitos comuns do nosso dia a dia, carregar o celular pelo menos uma vez ao dia também já se tornou parte da nossa rotina.

Muitas pessoas optam por fazer isso à noite, ao se prepararem para dormir, a fim de evitar a falta de bateria durante o dia. No entanto, essa prática pode ser uma má ideia.

Veja também

De acordo com estudos conduzidos pela Universidade de Cambridge, liderados pelo professor David MacKay, existem preocupações associadas à prática de carregar o celular durante a noite antes de dormir.

Além do consumo desnecessário de energia, um dos riscos mais frequentes é o superaquecimento da tomada e, em situações extremas, a possibilidade de explosão do dispositivo. Contudo, nem tudo é negativo.

É prejudicial deixar o celular carregando durante toda a noite?

Geralmente, um celular em boas condições leva de 2 a 3 horas para carregar completamente.

Considerando que uma pessoa dorme, em média, 8 horas por noite, isso significa que pelo menos 5 horas são desperdiçadas com o aparelho conectado ao carregador.

Quando questionado sobre os efeitos de deixar o celular carregando durante a noite, o professor MacKay afirmou que não há motivo para preocupação extrema nesses casos.

Ele ilustrou sua opinião com a analogia de ‘tentar salvar o Titanic com uma colher de chá’, isto é, não existe razão para preocupação exagerada.

No que diz respeito à bateria, a pesquisa mostrou que as novas tecnologias de íon de lítio evitam que esses componentes desenvolvam ‘vício’ e comecem a descarregar rapidamente.

Além disso, é improvável que um celular exploda enquanto está carregando à noite, a menos que ocorram circunstâncias excepcionais, como dias muito quentes ou instalações elétricas antigas.

Como posso carregar o celular da melhor maneira?

Há maneiras de carregar o celular que ajudam a preservar a bateria e a reduzir os riscos de incêndio ou explosão. É crucial utilizar sempre o carregador original do aparelho ou um modelo de alta qualidade.

É aconselhável evitar a compra de carregadores genéricos ou falsificados, pois têm o potencial de causar curto-circuitos, incêndios e até mesmo a explosão da bateria.

Além disso, recomenda-se evitar deixar o celular em locais excessivamente quentes ou úmidos e não mantê-lo na tomada após atingir a carga completa.

Por fim, nunca deixe o dispositivo carregando sobre superfícies inflamáveis. É importante estar sempre atento.

Fonte: R7 – Tecnologia

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias