19.6 C
Distrito Federal
domingo, março 3, 2024

Conselheiros tutelares do Distrito Federal tomam posse para mandato de quatro anos

Os 220 conselheiros titulares eleitos no Distrito Federal para o quadriênio 2024/2027 tomaram posse nesta quarta-feira (10). Eles atuarão em 44 conselhos tutelares distribuídos entre 35 regiões administrativas do DF, com carga de trabalho de 40 horas semanais. O salário é de R$ 6.510. A governadora em exercício, Celina Leão (PP), comemorou o aumento da participação popular no processo eleitoral. “Nós levamos essa politica pública com seriedade”, afirmou.

A secretária de Segurança Pública, Marcela Passamani, falou sobre a importância do conselheiro tutelar para a defesa das crianças e adolescentes. “Atuam inclusive dentro das casas para que as crianças não sofram violação de direitos”.

Os conselheiros tutelares têm a atribuição de garantir que as crianças e adolescentes tenham todos os direitos respeitados. Eles são responsáveis, por exemplo, por receber denúncias de situações de violência, como negligência e exploração sexual. Eles também buscam medidas de proteção, aconselhamento de pais ou responsáveis e encaminhamentos ao Ministério Público e à Defensoria Pública de casos que demandem ações judiciais.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

Os conselheiros foram escolhidos em um processo seletivo de quatro fases. A primeira foi a aplicação de uma prova objetiva no dia 18 de junho. A etapa seguinte foi de análise de documentação e teve caráter eliminatório, com resultado divulgado em 28 de julho.

A terceira fase foi a eleição realizada em outubro; e a quarta e última etapa foi um curso de formação. Foram 122 horas-aula sobre direitos humanos, igualdade, assédio moral e sexual, ética e atendimento ao público.

Fonte: R7 – Política

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias