24.6 C
Distrito Federal
sábado, abril 20, 2024

Doação de sangue 2024. Todo doador é sangue bom.

como ocorre a seleção do que lembrar e o que esquecer?

Saúde

Publicado em: 10/01/2024Última atualização: 10/01/2024

Publicado em: 10/01/2024Última atualização: 10/01/2024

peças desconectadas da memória, mostrando a falta de organização dos pensamentos.memoria-seletiva-minuto-saudável.jpg

Publicidade

Publicidade

Você sabia que, de forma inconsciente, nosso cérebro seleciona memórias que irão se manter na nossa mente? Pois é, isso se chama memória seletiva.

Nosso cérebro é capaz de gravar e manter por um longo período – e longo aqui se refere a anos – lembranças e memórias detalhadas, que agregam ao nosso dia a dia ou que ficaram marcadas pela adrenalina ou outra emoção.

Contudo, não é sempre assim que funciona, pois quando sentimos emoções muito fortes pode-se causar uma amnésia, ou seja, mesmo sendo muito importante podemos esquecer algo que envolve uma carga muito forte de sentimentos.

Nosso cérebro é um dos órgãos mais complexos do corpo, e um dos mais importantes também. Para saber mais sobre ele e a memória seletiva, acompanhe este artigo!

Índice — Neste artigo, você encontrará:

  1. Qual é o papel da memória?
  2. Por que lembramos de algumas coisas e outras não?
  3. É normal não lembrar de nada?
  4. Como funciona a memória seletiva?
  5. Por que esquecemos de shows?
  6. Como melhorar a memória?

Qual é o papel da memória?

Ela retém informações importantes para o indivíduo, como uma espécie de grande estoque de informações, onde vivências e experiências são mantidas para serem utilizadas quando necessário.

Por exemplo, quando você vai escrever algo com uma caneta, você se lembra, quase de forma automática, como segurar e manusear o instrumento, pois aquilo não é novo pra você.

Assim, quando realizamos algo novo, essa experiência pode ser mais marcante pela atenção que direcionamos a ela, justamente para, se precisarmos realizar aquela função novamente, lembrarmos como fazer.

Publicidade

Publicidade

Por que lembramos de algumas coisas e outras não?

De forma inconsciente nosso cérebro filtra o que é importante de se manter e o que é desnecessário é descartado. Esse julgamento pode ser feito pela atenção que destinamos e as emoções que sentimos ao realizar ou presenciar uma ação.

Então, seja boa ou ruim, a lembrança pode ser fixada por esses critérios. Mas situações traumáticas ou que possuem uma carga emocional anormal, mesmo que seja positiva, pode ser bloqueada pelo cérebro.

Publicidade

Publicidade

É normal não lembrar de nada?

Não se lembrar de nada, tipo, nada mesmo, é uma condição bem grave. Mas se esquecer de algumas coisas pode ser comum, o que pode indicar a falta de alguma vitamina ou nutriente do corpo, como a vitamina B12, que possui um papel fundamental para a memória.

Algumas enfermidades também podem ser responsáveis por afetar diretamente essa função do cérebro, como:

  • Alzheimer;
  • Alguns tipos de demência (frontotemporal e de lewy);
  • Parkinson;
  • Neurodegeneração;
  • Entre outros.

Por isso, se sua memória está apresentando certas falhas, é importante consultar um médico.

Leia mais: Como exercícios físicos podem prevenir Alzheimer?

Como funciona a memória seletiva?

A memória seletiva é um mecanismo do cérebro responsável por filtrar e selecionar as experiências que devem ser retidas e armazenadas.

Este processo não pode ser controlado, ou seja, não podemos escolher o que pode ser descartado ou retido, mas focar e manter a atenção em uma atividade pode ser um ótimo passo para fixá-la na memória.

Sendo assim, é como se o cérebro destinasse mais importância para aquilo que foi aprendido ou que dedicamos um certo foco, isso na maioria dos casos.

Leia mais: Amnésia: o que causa, tipos e tratamento

Publicidade

Publicidade

Por que esquecemos de shows?

Após a pandemia iniciou-se uma era de shows marcantes, principalmente internacionais, mas algumas pessoas alegam que vão a um show muito esperado e depois acabam esquecendo dele!

Pois é, nervosismo, ansiedade e até uma alegria exacerbada podem fazer com que o cérebro não retenha uma memória.

Além disso, grandes festivais e eventos estão ligados a um grande cansaço pelas filas, viagem e espera para o grande momento. Tudo isso pode culminar em uma noite esquecida.

E há outro ponto que casa perfeitamente com a sobrecarga sensorial, que é o fato de os shows trazerem tantas informações e apelos que, muitas vezes, não conseguimos captar tudo.

Por isso, para curtir bem um show que está esperando é essencial estar bem descansado na hora, focar a atenção na apresentação e cuidar da alimentação, para que o corpo não esteja cansado ou sobrecarregado na hora.

Mente de bagunçada para uma organizada.

Como melhorar a memória?

Alguns hábitos podem favorecer o funcionamento do cérebro, podendo ajudar na memória de curto e longo prazo.

Dentre ele podemos citar:

  • Realizar uma tarefa por vez;
  • Montar um cardápio que supra todas as necessidades do seu corpo;
  • Planejar suas ocupações e criar mapas mentais;
  • Exercitar seu cérebro com jogos e atividades;
  • Praticar atividades físicas e manter o corpo e mente ativos;
  • Focar em ter boas noites de sono, pois elas são essenciais para a saúde como um todo.

Esses são alguns dos pontos mais importantes para preservar e otimizar a memória no dia a dia. Por isso, é importante buscar o acompanhamento de um médico e nutricionista para contar com o cuidado certo para o seu organismo.


O bem-estar do cérebro é ideal para a longevidade e qualidade de vida do indivíduo, afinal, ele é responsável por inúmeras funções do corpo, sendo uma delas a memória.

Então já sabe, né? Seja para algum evento marcante ou até um longo dia de trabalho, dar o descanso certo para o seu corpo e consumir alimentos saudáveis são essenciais para manter a saúde deste órgão em dia.

Para saber mais sobre os mais diversos assuntos da área da saúde, continue acompanhando os artigos do Minuto Saudável!


Referências

Fonte: R7 – Saúde

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias