17.6 C
Distrito Federal
domingo, junho 23, 2024

Com entrada gratuita, Águas Claras recebe 2ª edição do Capital Expo Coffee

De 14 a 16 de junho, evento reúne gastronomia, arte, música e muito mais no DF Plaza.

O café, mais do que uma bebida, também se tornou um ícone cultural e um tesouro nacional no Brasil, se consolidando tanto na identidade quanto na economia do país. Para os apaixonados por essa iguaria, de 14 a 16 de junho, Brasília será o epicentro da cultura cafeeira com a 2ª edição do Capital Expo Coffee, que acontece no DF Plaza, em Águas Claras. O evento promete uma experiência completa, combinando gastronomia, arte, música e outras surpresas sensoriais. E o melhor? A entrada é gratuita.

O Capital Expo Coffee apresenta uma programação diversificada, incluindo palestras, workshops, degustações e música ao vivo, proporcionando uma experiência única aos visitantes. Mais de 30 marcas locais e nacionais participarão do evento, oferecendo uma ampla variedade de cafés especiais, chás artesanais, pães, doces, vinhos, produtos sustentáveis e tecnológicos, além de soluções agro e conteúdos digitais.

O objetivo do evento é duplo: promover a cultura do café na capital do país e divulgar as cafeterias e fazendas de café do Centro-Oeste brasileiro. “Queremos proporcionar aos brasilienses a oportunidade de conhecer e vivenciar a diversidade de sabores e aromas dos melhores cafés da região. Também queremos dar visibilidade aos produtores e marcas, além de apresentar uma visão ainda mais fascinante em que o café é o protagonista e, ainda, construir novas conexões entre os entusiastas. Ainda há muito o que ser apresentado e fomentado quando o assunto é o grão”, destaca o barista Bruno Marcel, um dos idealizadores do projeto.

O evento é uma realização do Instituto Rosa dos Ventos e conta com o fomento e apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF). “O café é uma parte essencial do cotidiano dos brasileiros, seja para começar o dia com energia ou para momentos de socialização. Temos observado um crescente interesse pela bebida, com consumidores cada vez mais curiosos sobre suas origens e formas de preparo. Realizar o Capital Expo Coffee não é só celebrar essa paixão, mas também fomentar todas as áreas envolvidas, desde o cultivo até o consumo, promovendo desenvolvimento e valorização da cadeia produtiva,” afirma o produtor Marcelo da Silva, do Instituto Rosa dos Ventos.

Programação Diversificada e Educativa

As palestras e workshops abordam temas relacionados à cafeicultura, soluções mercadológicas, indústrias cafeeiras, cafeterias e outros tópicos relevantes. Para os amantes do café, as degustações serão uma experiência sensorial inesquecível, apresentando cafés regionais de produtores e micro torrefadores, assim como das melhores cafeterias da região. Tatiana André, uma das organizadoras do Capital Expo Coffee, ressalta a importância de incentivar o setor: “Queremos incentivar a apreciação e o consumo consciente de cafés especiais, enriquecendo a experiência dos visitantes e contribuindo para o fortalecimento da indústria cafeeira local. Também vamos debater assuntos que permeiam esse universo, ajudando, de alguma forma, a desenvolver o setor”, conta.

Música e Entretenimento

E como todo bom evento merece uma trilha sonora à altura, o Capital Expo Coffee conta com música ao vivo, trazendo talentos musicais emergentes para embalar os momentos de descontração e harmonizar com a experiência do café.
Confira a programação completa:

Sexta,(14/06):
11h – Oficina de Barista com Barista Atitude – barista há 14 anos. Duração de 1h sobre os aspectos sensoriais do café, método de preparo e diferentes tipos de torra.
19h – Palestra sobre o turismo de experiência em cafeterias e rural de café com o Barista Atitude – barista há 14 anos. Duração de 1h sobre o turismo de experiência em cafeterias e zona rural de Brasília.
20h – Gastronomia brasiliense, com Nana Barreto, brasiliense e participante do Masterchef em 2018. Duração de 1h. A chef fala sobre a linha de antepastos e gastronomia brasiliense.
Sábado (15/06):
11h – Palestra sobre cafés de Brasília, os cafés especiais feitos para os brasilienses. Duração de 1h. Tema: cafeicultura do Planalto Central.
14h – Palestra da Secretaria de Turismo sobre turismo de experiência em Brasília. Duração de 1h.
15h – Palestra “Encanto Disney” com Ana Paula Ticly (duração: 1h).
17h – Palestra “Empreendedorismo à Luz da Palavra” com Gabriel Mancine (duração: 40 min).
18h30 – Palestra sobre inovação e tecnologia do agronegócio com Alisson Miranda (duração: 40 min).

Domingo (16/06):
14h – Oficina para família, ensinando a preparar café com o Barista Atitude – barista há 14 anos. Duração de 2h.
16h – Campeonato de V60 (método de preparo de café). Campeonato de preparação de cafés no método V60. O melhor café irá ganhar a competição, julgado por 3 juízes. O vencedor leva uma premiação em cafés da região de Brasília.

SERVIÇO
2ª Capital Expo Coffee
Data: 14 a 16 de junho (sexta a domingo)
Horário: sexta e sábado, das 10h às 22h; domingo, das 14h às 20h
Local: DF Plaza Shopping (Águas Claras)

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias