17.6 C
Distrito Federal
segunda-feira, junho 24, 2024

Colaboradores do SUS discutem soluções para gestão do trabalho e educação em saúde

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES) promoveu um workshop com trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), no auditório da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), para analisar a situação atual de gestão do trabalho e educação em saúde, com o objetivo de produzir documento com os principais problemas, desafios, diretrizes e objetivos para os próximos quatro anos.

Durante a abertura do evento, o subsecretário de Gestão de Pessoas (Sugep), João Eudes Filho, destacou que a crescente demanda por serviços de saúde exige uma força de trabalho bem-informada, motivada e devidamente remunerada.  “Já temos mais de 40 mil profissionais capacitados e fizemos mais de 26 parcerias público privadas. A gestão eficiente dos recursos humanos é essencial para que se ofereça um atendimento de excelência”, observou.

A coordenadora de Inovação e Gestão do Conhecimento da SES, Mabelle Roque, explicou que o workshop é um momento formativo para compreender melhor o papel da gestão de pessoas na configuração do trabalho e educação em saúde, seus desafios e as necessidades de ação para os trabalhadores da rede pública. “Nosso público-alvo são os servidores do SUS no DF. Recebemos mais de 200 participantes, que vão colaborar ativamente na construção das diretrizes para os próximos anos”, disse.

No workshop, os participantes participaram de palestras com temáticas relacionadas a gestão do trabalho, educação em saúde e programas de equidade. Também foram realizadas oficinas que levantaram os objetivos, as metas, a previsão orçamentária e o monitoramento da SES.

Especializada em atendimento a pacientes com deficiência (PCD), Andrea de Aquino Marcilio, supervisora da Policlínica de Samambaia, falou sobre a importância de participar e opinar sobre cursos essenciais para formação dos servidores: “A educação permanente proporciona entusiasmo ao profissional. A possibilidade de compartilhar o que fazemos e trocar experiências positivas com outros colegas é muito valiosa”.

*Fonte; Agência Brasília

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias