22.6 C
Distrito Federal
sexta-feira, julho 12, 2024

categoria de Melhor Filme Internacional recebe críticas; entenda a polêmica

Se você ainda não conhece a categoria de melhor filme internacional no Oscar, tem de saber que essa possui uma história interessante e em constante evolução.

Anteriormente conhecida como ‘Melhor Filme em Língua Estrangeira’, essa categoria foi renomeada em 2020 para refletir uma abordagem mais inclusiva e reconhecer a diversidade cultural presente no cinema global.

Veja também

Para entender como funciona a seleção dos filmes em cada país, é importante observar que cada nação tem sua própria comissão responsável por escolher qual filme será enviado para representá-la no Oscar.

Essa seleção muitas vezes envolve um processo rigoroso de avaliação dos filmes produzidos no país durante o ano, levando em consideração critérios como qualidade cinematográfica, relevância cultural e o impacto artístico que a produção teve no país.

Críticas ao eurocentrismo

No entanto, esse processo de seleção não está isento de críticas. Uma das críticas mais frequentes é o Eurocentrismo na escolha dos filmes indicados.

Ano após ano, cinéfilos estão percebendo uma predominância de filmes europeus entre os indicados, o que levanta questões sobre a representatividade real do cinema internacional.

Como resultado, a maioria dos premiados é evidentemente europeia. Desde 1957, 57 ganhadores são do continente.

A Itália conquistou a maior quantidade de Oscar’s, com 14 estatuetas. Durante esse período todo, apenas 10 vencedores são de outros continentes.

Por exemplo, neste ano temos a indicação de 5 filmes que são, ‘Zona de interesse’ do Reino Unido, ‘Eu, Capitão’ da Itália, ‘A sala dos professores’ da Alemanha e ‘A sociedade da neve‘ da Espanha e ainda ‘Dias perfeitos’ que é do Japão, porém o diretor é alemão.

O melhor Filme Internacional já premiou 57 vezes filmes europeus – Imagem: Portal W&G/Reprodução

Essa tendência reforça uma visão limitada do cinema internacional, excluindo obras de outras regiões do mundo que também merecem reconhecimento.

Outras discordâncias

Além disso, a baixa visibilidade dos filmes indicados nesta categoria também é uma preocupação.

Muitas vezes, esses filmes não recebem a mesma atenção do público e da mídia que os indicados em outras categorias principais do Oscar, o que pode dificultar a promoção e distribuição dessas obras fora de seus países de origem.

É importante notar que o prêmio de melhor filme internacional é único no sentido de que ele é concedido ao país representado pelo filme, e não necessariamente ao diretor ou equipe específica por trás da produção.

Isso pode levar a uma conexão mais ampla entre o filme e sua cultura de origem, destacando a importância do cinema como uma forma de expressão cultural e artística ao nível global.

Assim, enquanto a categoria de melhor filme internacional no Oscar continua a celebrar a diversidade do cinema mundial, há desafios persistentes que a academia enfrenta para garantir uma representação mais equitativa e inclusiva de todas as regiões e culturas.

Fonte: R7 – Cinema

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias