19.6 C
Distrito Federal
domingo, março 3, 2024

Cachorrinho ‘desmaia’ no meio de brincadeira com irmão e explicação de tutora tranquiliza internautas

Toasty é um cão de grande porte que cativa os apaixonados por animais na internet devido a um comportamento incomum durante suas brincadeiras: o cachorro se joga no chão, parecendo simular desmaios. No entanto, como se explica essa condição? Sua tutora compartilhou a explicação com seus seguidores.

Um vídeo mostrando a habilidade ganhou grande repercussão em seu perfil de Tik Tok @toastthenarcolepticdoodl, administrado pela tutora.

O mais interessante é que o cochilo é rápido e, ao acordar, ele parece estar mais animado do que antes de dar uma descansadinha para o próximo round de brincadeiras.

Uma publicação do dia 4 de janeiro mostrou como isso acontece. Ele está animado brincando com seu irmão canino, quando de repente se deita, dá uma respirada e começa tudo de novo.

Alguns internautas ficaram preocupados com o bem-estar do animal.

“Toast sofre de narcolepsia e cataplexia, ele é muito querido!”, explicou sua tutora.

O que isso implica na vida do cãozinho?

De acordo com o MSD Manuals – Versão Saúde para a Família, a narcolepsia é um distúrbio do sono caracterizado pela sonolência excessiva durante o dia ou episódios recorrentes e incontroláveis ​​de sono durante as horas normais da vigília.

Junto com isso vem a cataplexia, que significa que, enquanto o indivíduo está acordado durante o dia, uma crise inesperada e temporária de fraqueza muscular, sem perda dos sentidos, pode ser desencadeada por uma reação emocional repentina, como fúria, medo, alegria, felicidade ou surpresa.

Pode-se sentir fraqueza nos membros, largar o que estiver nas mãos ou cair no chão. A mandíbula pode cair, os músculos faciais podem se contrair, os olhos podem se fechar e a cabeça pode acenar.

Esses episódios assemelham-se ao relaxamento muscular característico que ocorre durante o sono com movimento rápido dos olhos (REM) e, em menor grau, ao fato de a pessoa se sentir “fraca por estar rindo”.

Por isso, mesmo que esteja brincando e pulando com um bicho de pelúcia, o cão de uma hora para outra deita no chão, larga os brinquedos e respira rapidamente. Após, ele se levanta muito mais feliz e retoma a diversão.

O mais interessante é que a tutora sabe respeitar esses momentos e deixa que ele recobre seus sentidos sozinho, assim como seus irmãos caninos que seguem a brincadeira depois da ‘recaída’.

A publicação recebeu mais de dois milhões de visualizações e milhares de comentários.

“Quando fui voluntário em um abrigo, vi um gato com labirintite, um cachorro bipolar e um cachorro diabético, mas um cachorro com narcolepsia é a primeira vez”, comentou um internauta impressionado.

“Sinceramente, não sei o que é mais fofo. O fato de seu nome ser Torrada (Toast) ou de ele ter narcolepsia, acordar e seguir em frente”, disse outra.

Confira o vídeo:

Alguns internautas questionaram se o fato de ele estar animado e brincando desencadeia com mais facilidade de cataplexia, e a tutora confirmou que sim, é dessa forma que acontece, em momentos com picos de sentimentos.

A tutora ainda fez uma analogia com o nome dele. Toast significa torrada em português, e existe um tipo de torradeira que o pão salta para cima quando fica pronto. Deve ser assim que o cãozinho se sente — pronto para continuar a bagunça.

Fonte: R7 – RPet

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias