22.6 C
Distrito Federal
terça-feira, julho 16, 2024

Anvisa aprova vacina da Moderna contra variante do coronavírus

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta quarta-feira (6) o registro da vacina Spikevax, da farmacêutica Moderna, contra uma variante específica do coronavírus. O imunizante, registrado pela Adium, contém fragmentos da sublinhagem XBB.1.5 da ômicron.

Em circulação no Brasil desde novembro do ano passado, a variante carrega uma mutação que torna a ligação com as células humanas mais eficiente, fazendo com que a replicação seja mais veloz.

A Spikevax é a segunda vacina monovalente contra a XBB 1.5 autorizada pela Anvisa. A primeira aprovada foi a Cominarty, da Pfizer, e a agência afirma que analisa a atualização de outro imunizante semelhante.

Segundo informe do Ministério da Saúde, a XBB 1.5. é responsável por 31% dos casos de Covid registrados nos últimos meses no Brasil –ficando atrás apenas da JN.1 (53%), também sublinhagem da ômicron.

Neste ano, os casos da doença voltaram a crescer no país. Desde o início de janeiro até o dia 24 de fevereiro, foram notificados 310.874 casos e 1.536 óbitos em decorrência vírus.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou na última semana que um lote da Cominarty com alvo na variante estava previsto para chegar no país este mês.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de aprovada, a Spikevax ainda espera a definição do preço pela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) para ser disponibilizada ao mercado nacional. Não há previsão de compra pelo Ministério da Saúde.

O imunizante é indicado com administração de duas doses para bebês a partir dos seis meses e três doses para adultos.

Fonte: R7 – Brasil

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias