24.6 C
Distrito Federal
sábado, abril 20, 2024

Doação de sangue 2024. Todo doador é sangue bom.

Ação ecológica destaca importância da preservação da natureza

Uma manhã dedicada ao aprendizado e interação com a natureza. Assim, os integrantes do 99º Grupo Escoteiro Mafeking realizaram, em Macaé, o Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica – MutEco. A ação neste sábado, no entorno da Lagoa de Imboassica, contou com o apoio da Prefeitura através da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade e da Guarda Ambiental (Ordem Pública).

A mobilização movimenta os escoteiros nos quatro cantos do país, em Macaé, o MutEco foi voltado para os aspectos históricos, geográficos, ambientais, sociais, econômicos e turísticos da Lagoa de Imboassica. O grupo formado por crianças e adolescentes participaram de palestras ministradas pelos guardas ambientais Jouber Gonçalves e Márcio Araújo, que falaram sobre desmatamento, fogo em áreas de floresta e o resgate de animais silvestres em perímetro urbano. Já o biólogo Guilherme Sardenberg, da Secretaria de Ambiente, abordou a importância da Lagoa em um meio urbano e os cuidados necessários para a preservação desse recurso hídrico.

A manhã foi movimentada ainda por atividades como caminhada de limpeza pela Trilha Urbana da Lagoa de Imboassica. As crianças menores realizaram a mesma tarefa recolhendo resíduos pela área do parquinho. O presidente do 99º Grupo Escoteiro Mafeking, Edinilson Régis, destacou a contribuição da experiência de hoje para a construção de uma sociedade com mais responsabilidade ecológica.

“As pessoas que se organizaram para chegar aqui e usar esse espaço da natureza, são as mesmas que deixaram esse lixo que recolhemos para trás. A consciência ecológica faz parte da vida do escoteiro e consciência é algo que vem de dentro para fora. O que podemos é dar ensinamentos, vivências que vão gerar essa sensibilização. Tenho certeza de que vocês vão sair daqui hoje muito mais conscientes e responsáveis”, pontuou ao conversar com o grupo.

O contato com um dos esportes praticados na Lagoa foi outro momento especial do encontro, quando os escoteiros puderam realizar um passeio de Canoa Havaiana com a equipe da Crispy Koa Clube. “Nunca tinha feito isso antes, estou ansiosa e um pouco nervosa também. Mas está sendo uma experiência muito boa”, afirmou Débora Bastos, 11 anos.

Miguel Lopes, 12 anos, ressaltou que o aprendizado não ficará parado. “Estamos aprendendo bastante e vou buscar reproduzir o que ouvi aqui para meus amigos, família para que todos possamos ajudar a natureza”, declarou.

Os Escoteiros do Mafeking estão sediados no Colégio Estadual Luiz Reid, com reuniões todos os sábados, das 9h às 11h30. Para fazer a inscrição basta comparecer com o responsável no local para preenchimento da ficha e adquirir mais informações.

Fonte: RJNEWS – Meio ambiente

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias