23.6 C
Distrito Federal
sexta-feira, novembro 22, 2024

MPF pede condenação de Júlio Cocielo por racismo contra Mbappé

O Ministério Público Federal (MPF), pediu nesta quarta-feira (3/1), a condenação de Júlio Cocielo, influencer com mais de 37 milhões de seguidores nas redes sociais, por conta de publicações consideradas racistas no antigo Twitter, entre os anos de 2011 e 2018.

“Conseguiria fazer uns arrastão top na praia, hein”, escreveu o Cocielo. 
Após a repercussão negativa, Cocielo apagou cerca de 50 mil publicações de seu perfil no X e postou um pedido de desculpas. “A gente só precisa prestar atenção nas estatísticas. Por exemplo, muito negro morre sendo confundido com bandido. No meu caso, a minha ignorância foi combatida com conhecimento. Sem querer, espalhei o ódio”, disse Cocielo na época.

“Ainda que o réu seja humorista, não é possível vislumbrar tom cômico, crítica social ou ironia nas mensagens por ele publicadas. Pelo contrário, as mensagens são claras e diretas quanto ao desprezo do réu pela população negra”, destacou o procurador da República João Paulo Lordelo, em novembro deste ano.

“O réu, sem qualquer sutileza, reforça estereótipos da população negra – miseráveis, bandidos e macacos – não havendo abertura, em seu discurso, que permita entrever alguma forma de sátira (…) Não é humor; é escárnio”, diz ainda o MPF.

*Fonte: Divulgação

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias