Brasília se enche de branco e dourado para anunciar 2023
Cerca de 30% da população estavam em situação de pobreza em 2021
Saúde Após dois anos de covid, um em cada quatro jovens não estuda
Após dois meses de queda, indústria cresce 0,3%, revela IBGE
Bloqueio no orçamento das universidades federais é suspenso

Zambelli pede à PGE investigação e cassação de registro do PT

Deputada Carla Zambelli (PSL-SP)

Deputada Carla Zambelli (PSL-SP) Cleia Viana/Câmara dos Deputados – 17.09.2021

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) solicitou, nesta quarta-feira (20), à Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), investigação sobre o recebimento de recurso financeiro ilegal de origem estrangeira pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em benefício do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No documento, ela requer a cassação da legenda.

A denúncia do recebimento de recursos pelo partido foi divulgada nesta semana pelo site espanhol Okdiario. De acordo com a publicação, o ex-chefe do Serviço Secreto da Venezuela, general Hugo Armando Carvajal, conhecido como “El Pollo Carvajal”, enviou uma carta de sete páginas ao juiz Manuel García-Castellón em que relata detalhes de um esquema de financiamento de partidos de esquerda na América Latina e na Europa pelos governos de Hugo Chávez e de Nicolás Maduro.

Entre os beneficiados do esquema estaria o ex-presidente Lula, no Brasil; Néstor Kirchner, na Argentina; Evo Morales, na Bolívia; Fernando Lugo, no Paraguai; Ollanta Humala, no Peru; Zelaya, em Honduras; Gustavo Petro, na Colômbia; Movimento Cinco Estrelas, na Itália; e o partido Podemos, na Espanha.

De acordo com Zambelli, a denúncia representa “graves implicações à soberania nacional” e, caso confirmada, defende que o registro do PT seja cassado, baseado no artigo 28 da Lei 9.096/1995 – o qual determina o cancelamento do registro civil e do estatuto de Partido por “ter recebido ou estar recebendo recursos financeiros de procedência estrangeira; estar subordinado a entidade ou governo estrangeiros”.

O R7 fez contato com os citados e aguarda manifestação.

Fonte: R7 – Brasília

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *