20.6 C
Distrito Federal
sábado, abril 13, 2024

Turismo traça panorama sobre 12° Festival Macaé de Cultura e Gastronomia

Para traçar um panorama dos participantes do 12° Festival Macaé de Cultura e Gastronomia 2023, evento promovido pelo Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, de 6 a 10 de setembro, com apoio da prefeitura, a Secretaria Adjunta de Turismo realizou uma pesquisa de Demanda Turística e de Satisfação com o público presente durante os cinco dias do festival.

Os dados apontam que 99% dos entrevistados indicariam o evento para parentes e amigos e 92% participariam da próxima edição. Cerca de 70% são residentes de Macaé e os estados nos destaques de visitantes são: Minas Gerais (16,7%); São Paulo (10%); Bahia (3,3%). Outras cidades do Estado do Rio de Janeiro também aparecem no turismo gastronômico: Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Niterói, São João da Barra, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Rio Bonito, São Pedro da Aldeia e Volta Redonda.

A qualidade do festival foi avaliada em diversos aspectos: estrutura/decoração (70% : excelente / 30% : bom); higiene (60% : excelente / 40% : bom); programação (50% : bom / 40% : excelente); segurança (50% : excelente / 40% : bom); cordialidade no atendimento (55% : excelente / 40% : bom); agilidade no atendimento (50% : bom / 40% : excelente).

Já a predominância de gênero foi o público feminino, com 67,7%. O gênero masculino registrou 32,3%. A faixa etária foi a seguinte: 33% entre 31 e 40 anos; 24% entre 51 e 65 anos; 21% entre 41 e 50 anos; 13% entre 25 e 30 anos; outros 9% entre 18 e 24 anos, além de 66 anos ou mais.

O Festival Gastronômico concentrou cerca de 60 mil pessoas durante os cinco dias de evento. O ponto alto foi no sábado (9), com 68,4% do público. Em seguida, a sexta-feira (8) foi o segundo melhor dia ao registrar 62,1%. Na sequência, o domingo (10), com 55,8%. Já quinta (7) e quarta-feira (6) contabilizaram 42,1% e 20%, respectivamente, do público estimado.

O Secretário Adjunto de Turismo, Léo Anderson, destacou que a pesquisa identifica informações relevantes para confirmar o sucesso do evento. “A proposta foi traçar um panorama sobre o grau de satisfação dos participantes. Esses eventos consolidam Macaé como destino gastronômico regional. A edição superou nossas expectativas tanto pela ampliação do espaço quanto a variedade das atrações”, acrescentou.

Polo Gastronômico se prepara para o Festival de Frutos do Mar

O Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros comemora os resultados da 12ª edição do Festival Macaé de Cultura e Gastronomia “Serra e Mar” e já se prepara para o Festival de Frutos do Mar. Os estandes gastronômicos venderam aproximadamente 45 mil pratos, 20 mil entradinhas, 15 mil sobremesas e 5 mil hambúrgueres. O público consumiu, em média, 10 mil litros de chopp das oito cervejarias artesanais e nos oito pontos de venda de chopp comum. Nos quatro estandes de drinks, 4 mil drinks foram comercializados e, no estande de vinho, houve o registro de venda de 2 mil garrafas.

A diretoria do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros vai definir a data e o local da realização do Festival de Frutos do Mar, mas promete encerrar 2023 com chave de ouro, já que a atividade pesqueira é o principal eixo econômico da gastronomia da cidade e encanta todos os cozinheiros e chefs com sua diversidade e riqueza em opções de frutos do mar.

De acordo com o presidente do Polo, Andre Alcino, os produtos necessários para elaboração dos pratos comercializados nos festivais são comprados em Macaé, movimentando a economia local, bem como a rede hoteleira com a vinda dos turistas para os eventos.

Fonte: RJNEWS – Gastronomia

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias