Um dos clássicos mais imponentes do futebol brasileira é sem dúvida envolvendo Atlético-MG e Cruzeiro. Com grandes chances de disputarem o título do Campeonato Mineiro, os rivais vivenciaram momentos de euforia no passado. Após mais de 100 anos de embate, nenhum ano conseguiu superar 1969, quando o Mineirão comportou 123.351 torcedores.
As únicas vezes em que Atlético-MG e Cruzeiro se enfrentaram com as arquibancadas vazias foi no período da pandemia do coronavírus. No entanto, apagando esse capítulo fatídico da história, os rivais mostraram que seus encontros são sempre repletos de euforia e explosão dentro e fora das quatro linhas. Passados 55 anos, nenhuma partida foi tão marcante quanto a de 1969.
No dia 4 de maio de 1969, o Cruzeiro recebeu o Atlético-MG no primeiro turno do Campeonato Mineiro. Com uma estrutura diferente da que conhecemos atualmente, o Mineirão recebeu mais de 120 mil torcedores. Contudo, apesar dos esforços, os atleticanos presenciaram a vitória do rival por 1 a 0, gol marcado por Natal.
Segundo o jornalista Rivelle Nunes, o Mineirão chegou a receber dez partidas com o público superando a cada dos 100 mil. Para o comunicador, é difícil falar sobre rivalidade no futebol brasileiro sem mencionar o embate entre os maiores clubes de Minas Gerais.
– “Os números do Mineirão sempre me fascinaram. Eu trabalhei no estádio por quase oito anos, em duas oportunidades. Sempre pesquisei sobre os públicos, resultados e curiosidades. Algumas curiosidades sobre os clássicos é que foram 10 com públicos acima de 100 mil pagantes” – diz o jornalista.
Atlético-MG x Cruzeiro?
Classificados para as semifinais do Campeonato Mineiro, Galo e Raposa podem se enfrentar na decisão do estadual. O fato será possível se o Atlético-MG despachar o América-MG, e o Cruzeiro triunfar diante do Tombense. Com os resultados favoráveis, o Super Clássico Mineiro tem tudo para estremecer Belo Horizonte em 2024.