26.6 C
Distrito Federal
terça-feira, maio 28, 2024

Resolução de Ano Novo: bons hábitos e vida saudável

Nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, dá dicas de como manter dieta equilibrada

O novo ano chegou e, com ele, a promessa de renovação e bons hábitos. Ter uma vida saudável é unanimidade em todas as listas, e a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, dá algumas dicas. “O primeiro passo é se programar. Consultar um médico para fazer um check up, prestar atenção na qualidade do sono, determinar quais serão os dias de atividade física na semana, e definir quando ir às compras para ter itens de qualidade no dia a dia e manter uma rotina de alimentação saudável e nutritiva”.

A primeira semana já começa com um desafio: o que fazer com as sobras das ceias? “Congelar é uma excelente opção para que os alimentos durem por mais tempo e possam ser consumidos aos poucos para evitar tanto o desperdício quanto o consumo excessivo em um período curto. Transformar os pratos em novas receitas, com vegetais, por exemplo, também ajuda a equilibrar a quantidade a ser ingerida e garante mais nutriente na refeição”, ensina a nutricionista.

No entanto, Renata lembra que é importante entender que não é necessário mudar todos os hábitos de uma vez. “Traçar pequenas metas, com prazo para serem executadas pode ser uma boa estratégia. Por exemplo, para quem não come frutas, uma boa meta seria começar a comer 1 porção todos os dias e aumentar esse consumo aos poucos”.

Na hora de abastecer a despensa, a dica é escolher alimentos frescos e evitar os processados. “Devemos abusar do consumo de saladas, legumes cozidos, crus ou refogados, frutas, ovos e carnes magras. O ideal é a ingestão de 2 a 3 porções diariamente, além de 3 a 4 porções de legumes e verduras. Em pouco tempo, você já verá o reflexo na saúde”, indica a especialista.

Além da boa alimentação, é muito importante manter-se ativo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma média de 30 minutos de atividade física diária. “Exercícios ao ar livre e que ajudem a reduzir o estresse são muito bem-vindos. E uma boa noite de sono também é fundamental, dormir entre 7 e 9 horas, com qualidade, é um dos pilares para manter a boa saúde”, diz Renata.

A nutricionista ensina 4 receitas para ajudar a entrar na rotina saudável.

Salpicão de peru

2 xícaras de chá de peru desfiado
1 xícara de chá de cenoura ralada
½ xícara de chá de azeitonas pretas picadas
1 maçã média picada em cubos
Suco de 1 limão
2 colheres de sopa de salsa picada
1 e ½ xícara de chá de creme de leite fresco
1 colher de sopa de mostarda
2 xícaras de chá de batata palha
Sal a gosto

Modo de preparo:
Misture delicadamente todos os ingredientes, menos a batata-palha. Deixe na geladeira por 2 horas. Antes de servir, cubra a preparação com a batata

Suco verde com água de coco

2 folhas de couve-manteiga picada
2 fatias médias de abacaxi
Suco de 1 laranja
1 maçã sem casca e sem semente
500 ml de água de coco.

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador, coe e sirva gelado

Salada de rúcula com parma e figos

½ maço de rúcula baby
200g de presunto parma fatiado
2 figos cortados em 4 partes
1 colher de sopa de mostarda dijon
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Monte a salada acomodando a rúcula em uma saladeira e tempere com a mostarda, o vinagre, o sal e a pimenta. Acrescente o presunto fatiado em rolinhos, intercalando com as fatias de figo. Sirva em seguida.

Smoothie de ameixa

200ml de água de coco
3 ameixas picadas com casca
½ xícara de chá de amoras congeladas
1 maçã cortada em cubos
Suco de 1 limão

Modo preparo:
Bata tudo no liquidificador ou mixer e sirva em seguida, sem coar. Se desejar, pode bater com gelo ou congelar as ameixas antes de bater.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Em agosto de 2023, o Oba foi eleito pelos paulistanos o melhor hortifrúti pela 3ª vez, segundo a pesquisa DataFolha. A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.
Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias