25.6 C
Distrito Federal
quinta-feira, julho 18, 2024

Prefeituras constroem barreiras para impedir avanço do mar

O litoral do Estado de São Paulo, um dos destinos mais procurados pelos paulistas durante o verão, tem investido contra o efeito das mudanças climáticas e o avanço do mar nas praias da região.

Leia mais: “Previsão para janeiro: temperaturas podem ultrapassar média em todo o país”

Ubatuba, por exemplo, gastou mais de R$ 4 milhões em obras para a contenção do mar em diferentes pontos da orla, segundo o portal R7. O investimento inclui a recuperação de muro de arrimo em Itaguá.

Em Mongaguá, na região da Baixada Santista, a prefeitura também destinou verba e esforços para a construção de muros para frear o avanço do nível do mar.

“As obras visam aprimorar a resistência das estruturas contra a força das ressacas e marés”, informou a Prefeitura de Mongaguá.

Leia mais: “Fenômeno El Niño vai ter forte influência sobre clima de dezembro”

“Além de reforços na armação de ferro, as muretas contam com fundações mais profundas e enrocamento, para auxiliar na proteção contra a erosão provocada pelas ondas.”

Estimativa da Nasa

Ilhabela
Governo local iniciou alargamento da faixa de areia em Ilhabela | Foto: Reprodução/Prefeitura Ilhabela

Em Ilhabela, no litoral norte, o governo municipal iniciou o alargamento da faixa de areia das praias da cidade.

As obras, no entanto, diz o R7, foram interrompidas pela queda de cerca de 50% na arrecadação dos royalties do petróleo.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Segundo uma estimativa da norte-americana National Aeronautics and Space Administration (Nasa), o nível do mar subiu 10 centímetros nos últimos 30 anos.

A expectativa é que suba 1 metro até 2100, se nada for feito em relação às mudanças climáticas.

“À medida que o planeta esquenta e o gelo polar derrete, nosso nível médio global do mar está subindo”, afirmou em nota a Nasa, ao compartilhar um clipe sobre o aumento do nível do mar.

Fonte: R7 – Brasil

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias