20.6 C
Distrito Federal
sábado, julho 20, 2024

Porsche “leva tudo” na etapa de abertura do WEC no Catar

Porsche 963 vencedor de Kévin Estre/André Lotterer/Laurens Vanthoor

O Porsche 963 #5 da Porsche Penske, guiado por Kévin Estre, Laurens Vanthoor e André Lotterer, foi o grande vencedor da Qatar Airways 1.812 Km do Catar, prova que marcou o início da temporada do Mundial de Endurance FIA WEC neste sábado (2), no circuito de Losail. O dia teve completo domínio dos carros alemães, com a vitória do modelo 911 da MantheyPureracxing na categoria LMGT3. Estre, Vanthoor e Lotterer venceram na classe Hypercar, a principal do torneio.

O destaque da largada ficou com o hypercar 499P #50 da Ferrari, guiado por James Calado, que ultrapassou o pole position, o Porsche 963 #5 de Michael Christensen, usando o lado de fora da primeira curva. Na LMGT3, Tom Van Rompuy manteve a ponta com o Corvette Z06 #81 da TF Sport. O McLaren 720S #59 guiado pelo brasileiro Nicolas Costa foi aos boxes neste início de prova com um problema na roda traseira dianteira, causado por um toque.

Com 30 minutos de corrida, Nico Müller conseguiu a ultrapassagem sobre o Ferrari e assim o Peugeot 9X8 #93 assumiu a ponta. Já na LMGT3, o Porsche 911 #92 da MantheyPurerxcing superou o carro da TF Sport. Esse estágio marcou o retorno de Nicolas Costa para a prova, com o brasileiro anotando voltas rápidas para recuperar o tempo perdido. O final da primeira hora foi marcado pelas primeiras paradas e trocas de pilotos.

A segunda hora de corrida contou com disputas entre os hypercars #93 da Peugeot e #6 da Porsche Penske. Inicialmente, a equipe francesa se manteve firme na ponta. Mas, atrapalhado por um LMGT3, Nico Müller viu Lauren Vanthoors assumir a primeira posição com o #6. Em seguida, o procedimento de full courseyellow foi acionado brevemente após a asa do #51 da Ferrari cair na pista. O objeto se soltou devido a um toque com um LMGT3.

Mais tarde, foi nítida a queda de desempenho de alguns competidores da LMGT3, como a Lamborghini Huracan #85 da Iron Dames e do #92 da MantheyPurerxcing, que perdeu a liderança para o Aston Martin Vantage #27 da Heart of Racing. O Corvette #81, que vinha brigando na frente do pelotão, apresentou problemas e foi aos boxes. Entre os brasileiros, o BMW M4 #31 do Team WRT de Augusto Farfus apresentava o melhor desempenho.

A prova seguiu com trocas de posições em todo o grid conforme os pilotos se revezavam ao volante. Foi nesse momento, na quarta hora de corrida, que aconteceu a troca que proporcionou a estreia de Valentino Rossi no Mundial, com o BMW M4 #46 do Team WRT.

As duas horas seguintes foram preenchidas pela estabilidade: o Porsche Penske #6 chegou a abrir 30 segundos de vantagem sobre o Peugeot #93 nos hypercars, enquanto o #92 da MantheyPurerxcing ficou na ponta por boa parte do horário, perdendo a líderança dos LMGT3 para o Aston Martin #27 da Heart of Racing, mas com uma distância pequena de cinco segundos.

Reta final – A noite começou a cair no circuito catari em torno da volta 215, com mais de 6h30 de prova. Com a pista ficando mais fria e emborrachada, as estratégias foram o principal foco dos pilotos, com poucas ultrapassagens acontecendo enquanto o sol se despedia. O BMW M4 #31, de Sean Gelael, Augusto Fargus e Darren Leung, começou a aparecer mais na prova, se aproximando dos líderes da LMGT3.

Faltando duas horas para o fim, a corrida começava a definir seus favoritos. Na pista, alguns toques aconteceram, com um dos Hypercars da Alpine chegando a sair da pista ao escorregar na areia, mas sem sofrer grandes danos. Com pouco mais de 50 voltas, o Porsche 963 #5 pilotado por Matt Campbell foi mais um carro a derrapar na areia presente no asfalto e, por pouco, não acertou o guardrail.

Nas últimas voltas, os líderes foram para suas últimas paradas, com os carros #5 e #6 da Porsche Penske no top-3 ao lado do Peugeot #93. Na LMGT3, o #92 de Klaus Chler ocupava a ponta. Mostrando superioridade na pista catari, a Porsche Penske colocou o #6 em primeiro, mas precisou parar o hypercar guiado por Kévin Estre com menos de 10 voltas restantes para reparos emergenciais. Mesmo assim, voltaram na frente. O Peugeot #93 vinha logo atrás, mas com mais de 35 segundos de desvantagem.

O Porsche 963 #12 da Hertz Team JOTA, guiado por CallumIlott, se encontrava em terceiro. A surpresa veio com a queda brusca de desempenho de Peugeot #93 nas duas voltas finais. O carro francês perdeu potência e acabou cedendo posições. Com isso, o top-3 foi inteiro da Porsche, com o Penske #6 em primeiro, seguido pelo JOTA #12 e o Penske #5.

Na LMGT3, Klaus Bachler seguiu tranquilamente em primeiro com o Porsche 911 #92 da MantheyRacxing logo atrás, até receber a bandeirada final. Em seguida vieram dois Aston Martin Vantage AMR: o  #27 da Heart of Racing, guiado por Alex Riberas, e o #777 da D’Station Racing, sob as mãos deMarco Sorsensen. O destaque brasileiro ficou com Augusto Farfus, que cruzou a linha de chegada em sexto na classe com o BMW M4 do Team WRT.

A próxima etapa do Mundial de Endurance FIA WEC está marcada para 21 de abril, em Ímola, na Itália. Serão seis horas de prova.

Resultado Top-10 Qatar Airways 1.812 Km do Qatar (Hypercars)

1º Kévin Estre (FRA) / Laurens Vanthoor (BEL) / André Lotterer (ALE) – Porsche 963 #6, Porsche Penske Motorsport

2º Will Stevens (GBR) / Norman Nato (FRA) / Callum Ilott (GBR) – Porsche 963, Hertz Team Jota

3º Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DIN) / Frederic Makowiecki (FRA) – Porsche 963 #5, Porsche Penske Motorsport

4º Earl Bamber (NZL) / Alex Lynn (GBR) / Sebastien Bourdais (FRA) – Cadillac V-Series.R #2, Cadillac Racing

5º Robert Kubica (POL) / Robert Shwartzman (ISR) / Yifei Ye (CHI) – Ferrari 499P #83, AF Corse

6º Mike Conway (GBR) / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL) – Toyota GR010 Hybrid #7, Toyota Gazoo Racing

7º Nico Muller (SUI) / Jean-Eric Vergne (FRA) / Mikkel Jensen (DIN) – Peugeot 9X8 #93, PeygeotTotalEnergies

8º Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) – Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse

9º Sébastien Buemi (SUI) /Brendon Hartley (NZL) / Ryo Hirakawa (JAP) – Toyota GR010 Hybrid #8, Toyota Gazoo Racing

10º Harry Tincknell (GBR) /Neel Jani (SUI) / Julien Andlauer (FRA) – Porsche 963 #99, Proton Competition

Resultado Top-10 Qatar Airways 1.812 Km do Qatar (LMGT3)

1º Aliaksandr Malykhin (KNA) / Joel Sturm (ALE) / Klaus Bachler (AUT) – Porsche 911 #92, Heart of Racing

2º Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) – Aston Martin Vantage AMR GT3 #27, Heart of Racing

3º Marco Sorsensen (DIN) / Clement Mateu (FRA) / Erwan Bastard (FRA) – Aston Martin Vantage AMR GT3 #777, D’Station Racing

4º Valentino Rossi (ITA) / Ahmad Al Marthy (OMA) / Maxime Martin (BEL) – BMW M4 GT3 #46, Team WRT

5º Thomas Flohr (SUI) / Francesco Castellacci (ITA) / Davide Rigon (ITA) – Ferrari 296 GT3 #54, Vista AF Corse

6º Augusto Farfus (BRA) / Darren Leung (GBR) / Sean Gelael (IDN) – BMW M4 GT3 #31, Team WRT

7º Francois Heriau (FRA) / Simon Mann (EUA) / AlessioRovera (ITA) – Ferrari 296 GT3 #55, Vista AF Corse

8º Michelle Gatting (DIN) / Sarah Bovy (BEL) / Doriane Pin (FRA) – Lamborghini Huracan GT3 EVO2 #85, Iron Dames

9º Giorgio Roda (ITA), Mikkel Pedersen (DIN) e Dennis Olsen (NOR) – Ford Mustang LMGT3 #88, Proton Competition

10º Hiroshi Kolzumi (JAP) / Sébastien Baud (SUI) / Daniel Juncadella (ESP) – Corvette Z06 LMGT3.R #82, TF Sport

CALENDÁRIO 2024 DO MUNDIAL DE ENDURANCE FIA WEC

Data / Etapa / País

02/03 – Qatar Airways 1.812Km do Catar – Catar

21/04 – 6 Horas de Ímola – Itália

11/05 – TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps – Bélgica

15/06 – 24 Horas de Le Mans – França

14/07 – Rolex 6 Horas de São Paulo – Brasil

01/09 – Lone Star Le Mans – Estados Unidos

15/09 – 6 Horas de Fuji – Japão

02/11 – BapcoEnergies 8 Horas do Bahrein – Bahrein

Fonte: R7 – Automobilismo

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias