21.2 C
Distrito Federal
domingo, abril 6, 2025

População do DF já pode consultar propostas do PDOT nas Administrações

Moradores da capital federal apontaram ao governo os principais problemas de cada região administrativa. Agora, estão participando da análise das propostas elaboradas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF (Seduh) para os casos considerados tecnicamente viáveis. O Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (PDOT) — que orienta o crescimento do DF nos próximos dez anos — está disponível para consulta da população, com o objetivo de garantir que o projeto final atenda da melhor forma possível às necessidades da comunidade.

A participação pode ser feita de duas maneiras: presencialmente, por meio dos eventos públicos previstos no calendário do PDOT, e on-line (Consulte o link). Segundo a Seduh, as contribuições da população serão recebidas até a consolidação da minuta, prevista para o mês de junho.

O PDOT está estruturado em oito eixos principais:

  • Habitação e Regularização Fundiária: garante o direito à moradia por meio da oferta habitacional e da regularização fundiária.

  • Gestão de Valorização Social da Terra: aplica instrumentos urbanísticos baseados na função social dos interesses coletivos, na propriedade privada imobiliária e na recuperação da mais valia e dos parâmetros de uso e ocupação do solo.

  • Ruralidades: promove o desenvolvimento multifuncional dos espaços rurais, integrando as atividades do campo.

  • Território Resiliente: busca fortalecer a capacidade de resistir, absorver, adaptar-se e recuperar-se diante de fenômenos naturais ou antrópicos imprevistos, de forma eficiente.

  • Meio Ambiente e Infraestrutura: trata da capacidade de suporte ambiental do território e da promoção do desenvolvimento sustentável.

  • Mobilidade: propõe acessibilidade e mobilidade integradas ao ordenamento territorial.

  • Desenvolvimento Econômico Sustentável e Centralidades: foca em áreas com concentração de atividades, empregos e oferta de serviços.

  • Participação Social e Governança: utiliza instrumentos urbanísticos para reforçar a função social da propriedade e promover a justa distribuição dos benefícios e encargos do processo de urbanização.

Sobre o PDOT
O Plano Diretor de Ordenamento Territorial é o principal instrumento da política territorial do DF. Ele orienta tanto os agentes públicos quanto os privados envolvidos na produção e gestão dos espaços urbanos e rurais do território.

Sua revisão é determinada pela Lei Complementar nº 803, de 2009, que estabelece a atualização a cada dez anos. A revisão atual começou em 2019, foi suspensa durante a pandemia e retomada em 2023.

Desde então, foram realizadas quase 70 reuniões com a população para a construção das propostas.

Durante os meses de março e abril, cada região administrativa contará com material impresso contendo o diagnóstico do plano, além de cartilhas explicativas sobre o que é e o que não é matéria do PDOT.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias