22.6 C
Distrito Federal
terça-feira, julho 16, 2024

Plano simplificado do INSS para aposentadorias

Você já ouviu falar sobre o Plano Simplificado de Previdência Social do INSS? Com uma contribuição de apenas 11% sobre o salário mínimo, agora é possível garantir sua aposentadoria e outros benefícios previdenciários.

Este plano é destinado a contribuintes individuais (autônomos) e facultativos, representando uma maneira acessível de se filiar à Previdência Social e garantir segurança no futuro.

O Que É o Plano Simplificado de Previdência Social (INSS)?

O Plano Simplificado é uma modalidade de inclusão previdenciária que permite contribuir com uma alíquota reduzida, facilitando o acesso à proteção social.

Enquanto a contribuição padrão é de 20% sobre o salário mínimo, no Plano Simplificado, o valor é de apenas 11%, o que representa uma economia significativa para muitos.

Quem Pode Adotar o Plano Simplificado?

O Plano é voltado para contribuintes individuais (autônomos) e facultativos. Contribuintes individuais são aqueles que trabalham por conta própria, enquanto facultativos são pessoas com mais de 16 anos que não têm atividade remunerada, mas desejam garantir os benefícios previdenciários.

Como Aderir ao Plano Simplificado do INSS?

Adotar o Plano Simplificado é simples. Basta informar o código de pagamento correto ao preencher a Guia da Previdência Social (GPS). Para contribuintes individuais, o código é 1163 (trabalhadores urbanos) ou 1236 (trabalhadores rurais). Já para contribuintes facultativos, o código é 1473.

Como Pagar o INSS pelo Plano Simplificado?

Existem várias formas de pagamento, incluindo o Sistema de Acréscimos Legais da Receita Federal (SAL), o carnê do INSS ou aplicativos de bancos conveniados.

Quais São os Benefícios do Plano Simplificado?

Ao contribuir pelo Plano Simplificado, você tem direito a uma série de benefícios, incluindo aposentadoria por idade, auxílio-doença, pensão por morte, entre outros. Aposentadoria por idade, por exemplo, requer 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, com 15 anos de contribuição.

Essa nova opção de plano previdenciário visa proporcionar segurança financeira para o futuro, com uma contribuição mais acessível e benefícios essenciais.

Fonte: R7 – Economia

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias