Empresas lançam Movimento de Infraestrutura para impulsionar investimentos no país
Economia Vendas do comércio crescem 0,4% de setembro para outubro, diz IBGE
Sonho de Copa: filha usa camisa autografada do Brasil pentacampeão em 2002 para ajudar a mãe se reerguer
POPHAUS: O MAIOR PARQUE DE INFLÁVEIS DA AMÉRICA LATINA CHEGA A BRASÍLIA
Safra de grãos 2022/23 é estimada em 312,2 milhões de toneladas

Plano nacional quer reduzir o uso de mercúrio na extração do ouro

Reduzir o uso de mercúrio na extração do ouro e buscar alternativas para substituir essa técnica. Estes são uns dos objetivos do Plano de Ação Nacional para Extração de Ouro Sem Mercúrio lançado  nesta quinta-feira, pelo Ministério de Minas e Energia.

Com esse plano, o governo federal pretende atender ao compromisso assumido pelo Brasil na Convenção de Minamata sobre Mercúrio.

A ideia é justamente uma produção mais sustentável e segura para a saúde humana e do meio ambiente. São 128 países que aderiram ao compromisso da Convenção, que tem como meta a máxima a restrição do uso de mercúrio, com o desenvolvimento e implementação de um plano de ação nacional para eliminar essa prática, ou, reduzir drasticamente a liberação do metal tóxico para o meio ambiente.

De acordo com Dione Macedo, coordenadora geral do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração do Ministério de Minas e Energia, serão desenvolvidas 5 alternativas ao uso do mercúrio. Ela conta que os técnicos visitarão as comunidades de extração de ouro para conhecer melhor a realidade do setor e, assim, determinar as melhores estratégias.

Ainda de acordo com Dione Macedo, a falta de controle sobre a entrada do mercúrio no Brasil é um dos pontos que o Plano deve observar. As ações do governo federal nesse aspecto se dão por meio de um conjunto de medidas que envolvem não só o Ministério de Minas e Energia, mas também o da Saúde e o do Meio Ambiente.

Meio Ambiente Brasília 17/11/2022 – 11:46 Leila dos Santos / Guilherme Strozi Beatriz Albuquerque – Repórter da Rádio Nacional oruo mercúrio Extração meio ambiente quinta-feira, 17 Novembro, 2022 – 11:46 97:00
Fonte: Agencia Brasil

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *