GDF adapta projetos para construir dois hospitais e abrir 260 leitos
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3 milhões
Anvisa torna permanente entrega de remédio controlado em casa
Atleta piauiense brilha em trilha de 57 km na prova internacional Paraty Brazil by UTMB
Escolas rurais encontram no asfalto um aliado para a educação

Pesquisa: 9 em cada 10 professores sentem orgulho da profissão

Dia do Professor: a maioria sente orgulho da profissão, apesar da falta de valorização

Dia do Professor: a maioria sente orgulho da profissão, apesar da falta de valorização Divulgação/Pixabay

Neste Dia do Professor, 15 de outubro, o Instituto Península divulga uma pesquisa que aponta que 77% dos profissionais não se sentem valorizados pela sociedade. No entanto, a maioria tem orgulho da profissão.

O estudo Valorização da carreira docente: um olhar dos professores ouviu mais de 1,1 mil educadores de todas as regiões do país entre 17 de setembro e 5 de outubro com o objetivo de saber como está o nível de satisfação dos professores e como eles se sentem em relação à profissão.

Os dados revelam que quase todos os respondentes (97%) reconhecem que exercem um papel importante para a transformação social do país e na vida dos alunos, e 9 em cada 10 afirmam que sentem orgulho em falar que são professores. Além disso, a maioria se sente motivada (68%), realizada profissionalmente (69%) e respeitada pelos colegas de profissão (80%).

No entanto, 77% dos professores ouvidos na pesquisa acreditam que a profissão não é valorizada no Brasil e 74% afirmam que não são respeitados pela sociedade em geral. Apesar das dificuldades, a maioria não se arrepende de ter escolhido a profissão docente (66%) e a recomenda como carreira a seus alunos (66%).

Na visão dos professores, para se sentirem mais valorizados, é necessária a melhoria da carreira (99%) e das condições de trabalho (99%). Ainda que 82% entendam que não ganham de acordo com a complexidade da profissão, a remuneração não é vista como o aspecto principal para que se sintam valorizados.

Fonte: R7 – Educação

Compartilhe este conteúdo!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *