24.6 C
Distrito Federal
sábado, abril 20, 2024

Doação de sangue 2024. Todo doador é sangue bom.

Paraibuna Embalagens chega aos 60 anos inspirada pelos princípios da cultura ESG

A Paraibuna Embalagens entra em 2024, celebrando não apenas o marco de seus 60 anos de existência, como também a consolidação de sua filosofia como grande recicladora e sua ampla atuação na economia circular, fundamentada nos princípios ESG (Meio ambiente, Social e Governança). Fundada em 3 de maio de 1963, a empresa traduz no seu dia a dia o próprio conceito de sustentabilidade, colaborando para uma visão transformadora dos negócios capaz de construir uma sociedade mais inclusiva, ética e ambientalmente viável com qualidade de vida no presente e no futuro para todos.

Paraibuna Embalagens chega aos 60 anos inspirada pelos princípios da cultura ESG6Paraibuna Embalagens chega aos 60 anos inspirada pelos princípios da cultura ESG4Paraibuna Embalagens chega aos 60 anos inspirada pelos princípios da cultura ESG5
Os projetos sociais desenvolvidos pela empresa, que integra o Fórum ESG Juiz de Fora, incluem também o apoio a escolas e instituições localizadas nas proximidades das fábricas, educação ambiental para crianças, oficinas de papel reciclado, noção de primeiros socorros e práticas de saúde bucal, em parceria com a Faculdade Suprema. Anualmente, realiza Arraiá dos Idosos, campanha de agasalho, ação na Páscoa e no Natal que beneficiam crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social.

Entre as dez maiores fabricantes do país de papéis para embalagens e papelão ondulado, destacando-se pela produção de soluções em proteção de origem reciclada, recicláveis e biodegradáveis, a Paraibuna mantém uma produção verticalizada que assegura a otimização de recursos, a autossuficiência e a qualidade em suas duas unidades fabris localizadas em Juiz de Fora (MG) e Sapucaia (RJ), onde, diariamente, são produzidas 450 mil toneladas de produtos à base de papel.

A equipe técnica soma mais de mil colaboradores voltados ao atendimento de excelência, ágil e personalizado, para a construção de relacionamentos marcados pela confiança e pelo respeito. Assim, desenvolve produtos personalizados e embalagens com design exclusivo, inovador e criativo, customizados de acordo com a necessidade específica de cada cliente. Anualmente, recicla mais de 200 mil toneladas de aparas de papel, evitando o corte de 3,6 milhões de árvores através da reciclagem. A empresa gera mais de 3 mil empregos indiretos, criando oportunidades de reinserção social e profissional, desde o catador de material reciclável até o transportador.

Produtos 100% reciclados e recicláveis

Paraibuna Embalagens chega aos 60 anos inspirada pelos princípios da cultura ESG

Estrategicamente localizadas na Região Sudeste, garantindo eficiência logística, flexibilidade e pontualidade nas entregas, as duas unidades produtivas utilizam matéria-prima resultante da coleta seletiva. Por isso, os produtos desenvolvidos são 100% reciclados e recicláveis, feitos a partir de mais de 500 toneladas diárias do resíduo aparas no processo produtivo que são transformadas em produtos com qualidade assegurada para mercado interno e externo.

Sempre com foco em sustentabilidade, a empresa tem como fonte de energia a biomassa, um recurso natural renovável. Além disso, parte da energia consumida na fábrica é proveniente da cogeração do vapor utilizado nas próprias máquinas de papel. Os resíduos decorrentes da produção são destinados para aterro próprio, em conformidade com as legislações ambientais aplicáveis. A Paraibuna Embalagens reutiliza 140 m³ de água por hora.

As duas unidades industriais utilizam iluminação de LED, reduzindo o consumo de energia e a geração de resíduos perigosos. Gerencia com rigor seus resíduos sólidos, propiciando a redução do descarte, assim como garante a destinação correta aos resíduos recicláveis, pois promove internamente a coleta seletiva e desenvolve projetos de educação ambiental em parceria com Organizações Não-Governamentais (ONG´s), empresas privadas e entidades públicas. Além disso, faz a doações de Kits de coleta seletiva feitos de papelão ondulado.

Os princípios da Governança Corporativa são pilares fundamentais na administração responsável e ética da empresa, traduzidos na transparência de suas práticas, na gestão eficiente de recursos e na integração de políticas e processos que não apenas promovem o crescimento do negócio, mas também contribuem para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde está inserida. Essa abordagem não apenas fortalece a confiança de seus stakeholders, mas também reforça seu papel como agente de transformação positiva em sua área de atuação.

Projetos sociais conectados ao propósito

Paraibuna Embalagens chega aos 60 anos inspirada pelos princípios da cultura ESG

Melhoria na gestão de riscos, maior credibilidade e interação junto à stakeholders e aumento do valor da marca e reputação são alguns dos resultados que a Paraibuna Embalagens alcança com projetos sociais diretamente conectados ao seu propósito empresarial. Com ações vinculadas ao conceito ESG, a empresa assegura maior aproximação junto a seus stakeholders, disseminando práticas socioambientais em um processo de responsabilidade compartilhada.

Entre essas iniciativas está o Projeto EmbalandO Bem, que visa o desenvolvimento das comunidades nas quais está inserida, através de ações sociais que levam à reflexão sobre reciclagem, sustentabilidade e educação ambiental. Oficinas gratuitas de artesanato voltadas à promoção do empreendedorismo e da economia circular, a partir do reaproveitamento de diferentes tipos de materiais, são realizadas periodicamente, beneficiando centenas de pessoas durante todo o ano.

Para desenvolver pessoas

Paraibuna Embalagens chega aos 60 anos inspirada pelos princípios da cultura ESG

Para apoiar o crescimento profissional de seus colaboradores, a Paraibuna Embalagens criou o programa DesEnvolver, iniciativa contínua voltada ao autoconhecimento para aceleração de carreiras. No cuidado com a saúde mental, oferece o programa Equilíbrio, que compreende rodas de conversas sinceras e acolhedoras sobre doenças e transtornos, como depressão, ansiedade e burnout. Os colaboradores contam ainda como um amplo pacote de benefícios que inclui bolsa de estudo, ticket alimentação, alimentação subsidiada, seguro de vida, plano de saúde e odontológico, gympass, prêmio bônus, dentre outros.

Com o programa Paraibuna Portas Abertas, as fábricas recebem familiares dos colaboradores, estudantes e convidados para conhecer o processo produtivo que transforma resíduos de papel em produtos de alta qualidade, revelando a magia da reciclagem.

 

*Fonte: Tribuna de Minas

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias