O Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, será reaberto para visitação pública a partir de domingo (14). As visitas, organizadas em grupos de até 30 pessoas, serão gratuitas e poderão ser feitas a cada meia hora aos domingos das 9h às 14h. O último grupo entrará às 13h. Crianças de até 10 anos não precisam fazer agendamento.
O roteiro inclui o subsolo, térreo, segundo e terceiro andar. Interessados podem fazer a reserva por este link. Além do gabinete presidencial, o prédio abriga os ministérios da Casa Civil e a Secretaria-Geral da Presidência, a Secretaria de Comunicação Social e de Relações Institucionais.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
A visitação guiada foi paralisada em março de 2020, devido à pandemia de Covid-19. Depois disso, em 8 de janeiro de 2023, o palácio foi alvo de vândalos extremistas e teve que passar por restauração que durou alguns meses. Em maio do mesmo ano, o governo federal retirou, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as grades de metal que cercavam o prédio. De acordo com o Executivo, a ideia é que os equipamentos sejam usados apenas em situações excepcionais.
A iniciativa de reabrir o prédio ao público tem o objetivo de apresentar a história do palácio, além da arquitetura e obras de arte. A visitação é organizada pela Secretaria de Administração da Secretaria-Executiva da Casa Civil da Presidência da República, por intermédio da Coordenação-Geral de Relações Públicas.
A visita institucional é conduzida por guias da Coordenação de Relações Públicas e, quando for o caso, oferece tradução de intérprete de LIBRAS, Língua Brasileira de Sinais. O palácio está localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília.